Como se o anúncio de um terceiro filme da franquia Frozen já não fosse surpreendente o suficiente, mesmo sem possuir uma data de estreia exata, um quarto filme também foi confirmado como sendo parte do planejamento futuro dos estúdios Disney.
No entanto, apesar da franquia ter conseguido emplacar dois filmes de sucesso, que renderam bilheterias bilionárias, as duas novas sequências podem representar um grande problema, principalmente Frozen 4. Isso porque os primeiros filmes se apoiam na relação de Elsa e Anna e na expansão do reino de Arendelle.
E como a história conseguiu concluir seu arco ainda nos dois primeiros filmes, o estúdio precisará introduzir um novo conjunto de obstáculos ou inimigos para conseguir manter a história fresca para mais duas sequências. Ou seja, serão necessários avanços significativos para que a história seja interessante.
Geralmente, os filmes de maior sucesso da Disney são projetos individuais, com sequências nunca lançadas ou muitas vezes desconhecidas, com exceção de Detona Ralph ou Toy Story, por exemplo, que precisaram expandir seu universo drasticamente para continuar sua trama.
Em resumo, para que Frozen ainda consiga render boas histórias para justificar suas novas sequências, a trama precisará deixar Anna, Elsa, Olaf e Kristoff de lado e investir em novos personagens. Entretanto, esta pode ser uma decisão perigosa, uma vez que Anna e Elsa são os principais rostos da franquia.
O que esperar de Frozen 3 e 4?
Apesar da grande antecipação no anúncio das duas novas sequências de Frozen, pouquíssimas informações foram divulgadas sobre o terceiro e, principalmente, sobre o quarto filme. Um dos poucos anúncios feitos por Bob Iger, o CEO da Disney, é que Jennifer Lee estará presente nos dois longas.
Lee foi a criadora dos dois primeiros filmes e também foi a responsável pelo argumento inicial de Zootopia e pelo roteiro de Detona Ralph. Todavia, ela assumirá a cadeira da produção dos novos Frozen, deixando espaço para a estreia de um novo cineasta.
Nenhum detalhe foi revelado sobre a possível trama até o momento, deixando em aberto qual pode ser a história a ser explorada no terceiro filme. Quanto ao elenco, Josh Gad e Idina Menzel, que dublam respectivamente Olaf e Elsa, confirmaram seu retorno. Já Kristen Bell e Jonathan Groff ainda são aguardados.