Boris Karloff foi o primeiro ator a interpretar o monstro Frankenstein no cinema, o ator inglês fez uma interpretação magistral e digna da repercussão que teve, transformando o personagem que na trama não tinha falas em um dos ícones dos estúdios Universal, o filme foi lançado em 1931 e resiste como um marco para o cinema.
Frankenstein (1931)
Sinopse Frankenstein: Desenvolvendo arrojadas experiências, um cientista cria em seu laboratório um ser completamente imprevisível, meio homem, meio monstro. Baseado no romance de Mary Shelley, é considerado um clássico, pois marca a definição da linguagem no gênero horror.
O filme foi dirigido por James Whale (também diretor do primeiro “O Homem Invisível”) e tem influências claras no expressionismo alemão, evidenciado em filmes como Nosferatu, referências indiretas, mas que um bom cinéfilo consegue reconhecer.
O desenvolver da história é ótimo, não sendo um filme cansativo, algo que muitos consideram em filmes da época.
Boris Karloff – O primeiro Frankenstein
Boris provavelmente só entrou no filme por Béla Lugosi, o famoso primeiro Drácula da História ter recusado o papel, porem foi um dos grandes feitos do filme ter Karloff, que conseguiu nos gestos corporais e faciais criar o grande monstro que é Frankenstein.
Boris não teve mais papel de grande sucesso, só mesmo como Frankenstein.