O Preço da Verdade é baseado em história real? A verdade por trás do filme
Uma adição recente ao catálogo da Netflix é o filme “O Preço da Verdade” (2019), dirigido por Todd Haynes, de filmes elogiados como “Carol” (2015) e “Segredos de um Escândalo” (2023). Saiba mais sobre o longa e descubra se ele é ou inspirado em uma história real.
“O Preço da Verdade”
“Inspirado por uma história real chocante, um advogado tenaz (Mark Ruffalo) descobre um segredo obscuro que conecta um número crescente de mortes inexplicáveis a uma das maiores corporações do mundo. No processo, ele arrisca tudo – seu futuro, sua família e sua própria vida – para expor a verdade”, conta a sinopse divulgada pela Focus Features.
O protagonista é interpretado por Mark Ruffalo – o Hulk da Marvel -, que já recebeu quatro indicações ao Oscar, a mais recente por “Pobres Criaturas” (2023). Outros atores do filme são Anne Hathaway (“Os Miseráveis”), Tim Robbins (“Um Sonho de Liberdade”), Bill Camp (“Som da Liberdade”) e Bill Pullman (“Independence Day”).
“O Preço da Verdade” é baseado em uma história real?
Sim! O filme é baseado em um artigo do The New York Times de Nathaniel Rich, contando a história de Rob Bilott, um advogado que trabalhava defendendo grandes empresas até “virar a casaca” em 1998. Bilott foi procurado por Wilbur Tennant (Camp), um fazendeiro de West Virginia que tinha tido suas terras contaminas pela empresa química DuPont.
Revoltando com a injustiça e com a complacência das autoridades, o advogado se arriscou e decidiu enfrentar uma das corporações mais poderosas do país. Inicialmente representado Tennant, ele acaba representando cerca de 70 mil pessoas que foram afetadas após beber água contaminada por produtos químicos.
Rob Bilott continuou lutando por anos em prol da defesa ambiental e de pessoas afetadas por grandes empresas, além de pressionar por mudanças na legislação que regula essas companhias.
Fonte: TIME.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.