Em 1999, a Columbia Pictures decidiu ousar e testou as capacidades tecnológicas do estúdio. Surgiu, assim, O Pequeno Stuart Little, um híbrido entre animação por computação gráfica e live-action. Ou seja, o estúdio criou um ratinho protagonista completamente do zero e o encaixou em um longa com atores reais.
Dirigido por Rob Minkoff a partir de um roteiro de M. Night Shyamalan e Greg Booker, o filme foi um grande sucesso de bilheteria, arrecadando mais de US$300 milhões. A aposta foi tão certeira que a Columbia fez questão de repetir a dose, dando sinal positivo para a produção de uma sequência.
Assim, Michael J. Fox, Hugh Laurie e companhia retornaram quatro anos depois para O Pequeno Stuart Little 2. Um pouco mais maduro, Stuart Little agora tem a companhia do malicioso gato Snowbell e da pássaro Margo, com quem desenvolve grande amizade.
O segundo longa mostra Stuart Little, Snowbell e seu irmão humano George em busca de Margo, cuja asa está machucada e se perdeu próximo ao Central Park. A sequência teve ainda mais gastos de produção, embora não tenha obtido um retorno tão grande.
O Pequeno Stuart Little: há um terceiro filme?
Devido à decepção de O Pequeno Stuart Little 2 nos cinemas, com “apenas” US$170 milhões arrecadados em bilheteria, a Columbia Pictures teve que repensar os planos futuros da franquia. A empresa cedeu os direitos para a distribuidora Sony Pictures, que optou por cortar os gastos e fazer um filme completamente animado.
Stuart Little 3 não recebeu exibições nos cinemas e foi lançado diretamente para DVDs. Michael J. Fox dublou o protagonista mais uma vez, enquanto Hugh Laurie e Geena Davis trocaram a função de atores para dubladores.
Já Nathan Lane, Jonathan Lipnicki e Steve Zahn deixaram os respectivos papéis de Snowbell, George e Monty. Os atores foram substituídos por Kevin Schon, Corey Padnos e Rino Romano. O longa contou, também, com a participação de Wayne Brady.
Assim, concluiu-se a trilogia de Stuart Little, com o primeiro longa sendo lançado em 1999 e o terceiro e último em 2005.