O Papa é Pop é uma canção do álbum homônimo de 1990, sendo até hoje um dos maiores sucessos da banda Engenheiros do Hawai, sendo um pop/rock muito animado é presença constante nos bares pelo país.
História da música O Papa é Pop:
Está canção é uma das mais famosas da banda de rock n’ roll gaúcha Engenheiros do Hawai, que junto com o Nenhum de Nós mostrou a força do sul nesse meio da música.
Na letra é possível ver um ritmo animado, quebrando o estilo de outras músicas, que puxam para um lado mais Pink Floyd (uma das bandas favoritas do vocalista Humberto Gessinger).
O Papa É Pop é o quinto álbum de estúdio da bandabrasileira de rockEngenheiros do Hawaii. Foi lançado em formato de LP e CD em 1990, pela BMG. Este foi o primeiro álbum produzido pelos próprios integrantes, ele marca a adoção por parte da banda de uma sonoridade mais próxima ao pop, com o uso de teclados, bateria eletrônica, baixo e à guitarra. Seus singles são: “O Exército de um Homem Só”, “O Papa é Pop”, “Era um Garoto Que, Como Eu, Amava os Beatles e os Rolling Stones” e “Pra Ser Sincero”.
É considerado o álbum mais vendido da banda, com mais de 400 mil cópias nos primeiros anos. Com ele, os Engenheiros do Hawaii foram considerados a maior banda de rock do Brasil de 1990 em votação promovida pela revista Bizz, em reportagem da mesma revista meses depois e pela revista Veja. (wikipédia)
Sobre Engenheiros do Hawai
A banda Engenheiros do Hawaii foi formada por quatro estudantes da Faculdade de Arquitetura e Engenharia da UFRGS (Rio Grande do Sul) – Humberto Gessinger (vocal e guitarra), Carlos Stein (guitarra), Marcelo Pitz (baixo) e Carlos Maltz (bateria) – resolveram formar uma banda apenas para uma apresentação em um festival da faculdade, que aconteceria por protesto à paralisação de aulas.
O nome da banda surgiu para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rixa, mas o sucesso foi tão grande que começaram a surgir propostas para shows. Dois anos depois, em 1986 os Engenheiros do Hawaii gravam o seu primeiro álbum: Longe Demais das Capitais. O norte musical do disco apontava para um som voltado à música pop, muito próximo ao ska de bandas como o The Police e Os Paralamas do Sucesso. (Wikipédia).
Os arranjos musicais são influenciados pelo rock dos anos 60, as letras são críticas, com ocorrência de várias antíteses e paradoxos e aparecem citações literárias de filósofos, como Albert Camus e Jean-Paul Sartre. Destaque para os hits “Infinita Highway”, “Terra de Gigantes”, “Refrão de Bolero”. (Wikipédia)
A banda Engenheiros do Hawaii causou muitas polêmicas chegando mesmo a ser taxada de elitista e fascista pelo conteúdo de suas letras.
A banda gravou 18 álbuns, sua ultima turnê terminou em 2008 e junto com ela encerram temporariamente, as atividades dos Engenheiros do Hawaii. O vocalista e líder da banda, Humberto Gessinger declarou no site oficial da banda que os planos de retorno da banda são somente no ano de 2013.
Em 2010, a revista Bilboard, que é especializada em informações sobre a indústria da musica e também conhecida como a Bíblia da música, considerou a banda com as letras mais inteligentes do mundo, desbancando grandes nomes da música mundial como Bob Dylan, Freddy Mercury e Led Zeppelin.
Humberto Gessinger é o único componente original a continuar na banda, confira mais no site oficial.
Letra O Papa é Pop
Vamos entender o que está sendo cantado em O Papa é Pop?
O Papa é Pop
Todo mundo tá revendo
O que nunca foi visto
Todo mundo tá comprando
Os mais vendidos
É qualquer nota,
Qualquer notícia
Páginas em branco,
Fotos coloridas
Qualquer nova ,
Qualquer notícia
Qualquer coisa
Que se mova
É um alvo
E ninguém tá salvo…
Todo mundo tá relendo
O que nunca foi lido
Tá na caras
Tá na capa da revista
É qualquer nota,
Uma nota preta
Páginas em branco,
Fotos coloridas
Qualquer rota,
A rotatividade
Qualquer coisa
Que se mova
É um alvo
E ninguém tá salvo
Um disparo
Um estouro
O Papa é Pop,
O Papa é Pop!
O Pop não poupa ninguém
O Papa levou um tiro
À queima roupa
O Pop não poupa ninguém
Uma palavra
Na tua camiseta
O planeta na tua cama
Uma palavra escrita a lápis
Eternidades da semana..
Qualquer coisa
Quase nova
Qualquer coisa
Que se mova
É um alvo
E ninguém tá salvo
O Papa é Pop,
O Papa é Pop!
O Pop não poupa ninguém
O Papa levou um tiro
À queima roupa,é…
O Pop não poupa ninguém
Toda catedral é populista
É pop
É macumba prá turista
Mas afinal?
O que é Rock’n’roll?
Os óculos do John
Ou o olhar do Paul?
O Papa é Pop,
O Papa é Pop!
O Pop não poupa ninguém
O Papa levou um tiro
À queima roupa,
O Pop não poupa!
O Pop não poupa!
Ninguém!…