Lançado em 2007, o filme Ó Paí, Ó impressionou o público ao reunir um elenco de peso para realidar uma adaptação da famosa peça de Márcio Meirelles para os cinemas. Dirigido por Monique Gardenberg, o longa foi considerado pelo crítico Kadu Silva como “um musical com sotaque brasileiro”.
Sendo um filme extremamente regional, a produção se aproveita bastante da Bahia em todos os aspectos para contar sua história, e isso também inclui o dialeto. E a decisão fica nítida desde o título, uma vez que “ó paí, ó” é uma expressão regional muito utilizada no estado.
Famosa principalmente em bairros de Salvador, a frase é uma aglutinação fonológica que tem o intuito de abreviar uma expressão parecida com “olha pra isso, olha”. Inclusive, o título foi amplamente defendido por Caetano Veloso, que foi o responsável pela trilha sonora do filme.
A maneira mais correta de utilizar a expressão é quando se tem a necessidade ou intenção de chamar atenção para uma situação. Porém, ela também pode ser usada para manifestar indignação ou insatisfação. E entendendo a história do longa, a escolha dela como título faz ainda mais sentido.
Mais sobre Ó Paí, Ó: trama, elenco e onde assistir ao filme
Durante os últimos dias do Carnaval, os moradores de um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho tentam encontrar seu lugar na festa. Contudo, todos eles nutrem uma antipatia por Dona Joana, a síndica do prédio, que é uma evangélica fervorosa.
Incomodada com a farra dos condôminos, ela desliga a água no último dia do Carnaval, deixando todos sem acesso. Com isso, o aspirante a cantor Roque, junto de diversas figuras pitorescas, tenta lidar com a situação sem perder a alegria do período, por mais complicada que a situação seja.
O elenco do filme conta com nomes como Lázaro Ramos, Stênio Garcia, Wagner Moura, Dira Paes, Emanuelle Araújo, Érico Brás, Luciana Souza, Tânia Tôko, Rejane Maia, Lyu Arisson, entre outros. Ó Paí, Ó, assim como sua sequência, está disponível no catálogo do Prime Video e Globoplay. Assista ao trailer: