Nesta semana, a Netflix divulgou o primeiro trailer da minissérie “O Ninho: Futebol & Tragédia”, um projeto desenvolvido em parceria com o UOL, sobre uma das maiores tragédias do futebol brasileiro. A produção estreia no dia 14 de março e trará durante três episódios documentais, como o sonho de ser um grande jogador de futebol foi interrompido por uma tragédia e impactou a vida de famílias inteiras.
O projeto contou com jornalistas do UOL e familiares das vítimas, que querem respostas sobre o incêndio que ocorreu no centro de treinamento do Flamengo, em 2019, ocasionando a morte de dez meninos da base do clube. Na época, os pais e mães dos atletas não sabiam das condições precárias em que os jovens estavam no alojamento e acreditavam que seus filhos estavam em local seguro.
Até hoje, eles anseiam por respostas e presenciaram a negligência do clube Clube de Regatas do Flamengo, pela forma como trataram friamente a situação.
Mais detalhes de O Ninho: Futebol & Tragédia
Na minissérie documental, a produção também contou com a participação de grandes nomes do esporte como Zico e Vanderlei Luxemburgo, e foi realizada pela A Fábrica a partir da ideia original do UOL. Teve direção assinada por Pedro Asbeg, que também foi responsável por desenvolver a ideia ao lado de Renato Fagundes e UOL.
Como ocorreu a tragédia
O desastre ocorreu na madrugada do dia 8 de fevereiro de 2019, no Centro de Treinamento do Flamengo, conhecido como Ninho do Urubu. Naquela noite, um incêndio devastador atingiu o alojamento das categorias de base do clube, deixando mortos e feridos, que tinham na época, 14 e 16 anos. O local em que dormiam, era contêineres adaptados como alojamentos.