Há quem diga que os anos 2000 não foram nada favoráveis para o cinema de terror. Afinal, neste período, não só diversos filmes slasher genéricos dominaram o gênero, como alguns clássicos do terror acabaram decaindo em suas sequências, como A Bruxa de Blair, por exemplo.
Por outro lado, os filmes puderam se aproveitar melhor dos avanços tecnológicos que foram fornecidos ao cinema, criando cenas assustadoras com novos efeitos visuais. Além disso, outros subgêneros foram mais explorados, como o “torture porn” e o terror psicológico.
Como uma prova de que os anos 2000 renderam bons frutos, a lista abaixo apresenta, por ano, o melhor filme de terror de cada ano, até 2009, divididos entre diferentes subgêneros, que marcaram gerações mais jovens.
Premonição (2000)
O filme de James Wong, que se tornou uma franquia, conta a história de um grupo de jovens que se salva de um terrível acidente de avião após um deles prever o que ia acontecer. A partir disso, eles precisam tentar evitar seu destino quando misteriosos incidentes começam a acontecer.
Olhos Famintos (2001)
Consolidando uma figura emblemática para os vilões do terror, o filme de Victor Salva acompanha os irmãos Trish e Darry, que decidem investigar um vulto que parecia estar desovando corpos em uma estrada, e se veem na mira de uma criatura lendária e com sede de sangue.
Extermínio (2002)
O filme de Danny Boyle apresenta um mundo devastado por uma praga zumbi, onde um grupo que ainda não foi afetado pela doença precisa se reunir e fazer tudo o que for possível para chegar até Manchester, onde se encontra uma base militar que pode garantir sua salvação.
A Casa dos 1.000 Corpos (2003)
O primeiro filme do músico e cineasta Rob Zombie presta uma homenagem aos exploitation dos anos 70 com uma trama onde dois casais se tornam vítimas de um grupo de maníacos que coleciona cadáveres assassinados com cortes na garganta ou facadas no peito.
Jogos Mortais (2004)
James Wan apresenta uma trama onde dois homens acordam acorrentados em um banheiro como prisioneiros de um assassino em série que leva suas vítimas a situações extremas com um quebra-cabeças macabro, o qual os dois precisam resolver antes que morram no local.
O Exorcismo de Emily Rose (2005)
O diretor Scott Derrickson revisita a temática de exorcismo de forma ainda mais crua e realista com a história de uma menina que morre durante o exorcismo, e agora o padre responsável precisa provar que a morte de Emily vai além do que a ciência pode explicar.
Seres Rastejantes (2006)
James Gunn entrega uma trama alienígena que se passa após a queda de um meteoro que causa a morte de diversos animais. Conforme avançam as investigações do objeto, descobre-se que parasitas alienígenas estão se infiltrando na mente dos habitantes da cidade.
Atividade Paranormal (2007)
O filme de Oren Peli ressuscita o found footage e o sobrenatural com uma trama que acompanha o casal Katie e Micah que, após se mudarem para uma nova casa, são surpreendidos por fenômenos sobrenaturais, os quais decidem documentar. Quanto mais as forças malignas se revelam, mais aumenta o risco para o casal.
Deixa Ela Entrar (2008)
Na adaptação do livro de mesmo nome, dirigida por Tomas Alfredson, acompanhamos o jovem Oskar, um menino solitário, que conhece sua nova vizinha, Eli, uma menina pálida e também solitária. Ao se aproximar da menina, aos poucos ele descobre um terrível segredo.
Arraste-Me Para o Inferno (2009)
Um dos primeiros retornos do cineasta Sam Raimi ao terror pós-anos 2000, o filme acompanha a bancária Christine Brown, que em busca da aprovação de seu chefe, nega o pedido de prorrogação de pagamento à uma idosa cigana e acaba sendo amaldiçoada.