Estamos quase no fim de 2023, o que significa que já está na hora de começarem a aparecer as listas de retrospectivas com o melhor e o pior do ano. O Rotten Tomatoes publicou um ranking dos melhores filmes de terror de 2023 com base no índice de aprovação da crítica deles no site.
O site leva em conta a data de estreia dos filmes nos Estados Unidos, mas nós consideramos a data de lançamento deles no IMDb. Ou seja, alguns itens que aparecem na lista do Rotten ficaram de fora desse texto porque são de anos anteriores.
5. The Angry Black Girl and Her Monster – 85%
“Vicaria é uma adolescente brilhante que acredita que a morte é uma doença que pode ser curada. Após o brutal assassinato de seu irmão, ela embarca em uma perigosa jornada para trazê-lo de volta à vida.”*
A estreia do diretor e roteirista Bomani J. Story recebeu elogios por injetar “frescor e relevância social” a uma história clássica.
4. “A Fúria De Becky” – 86%
“Dois anos depois de escapar de um ataque violento, uma adolescente deve se defender contra uma célula terrorista.”*
A continuação de “Becky” (2020) traz de volta Lulu Wilson ao papel da personagem-título e conseguiu uma aprovação da crítica ainda maior do que o filme original (72%).
3. “Dezesseis Facadas”/”Infinity Pool” – 87%
“Quando o infame “Sweet Sixteen Killer” retorna 35 anos após sua primeira onda de assassinatos para fazer outra vítima, Jamie, de 17 anos, acidentalmente viaja de volta no tempo para 1987, determinada a deter o assassino”, sinopse do IMDb de “Dezesseis Facadas”.
“James e Em Foster estão desfrutando de umas férias na ilha fictícia de La Tolqa, quando um acidente fatal expõe a subcultura perversa do turismo hedonista, a violência imprudente e os horrores surreais do resort”, sinopse do IMDb de “Infinity Pool”.
Os filmes empatados são quase opostos um ao outro. Enquanto “Dezesseis Facadas” investe no lado cômico e nas referências aos slashers clássicos para fisgar o espectador, “Infinity Pool” é um filme perturbador e violento, melhor para os fãs mais “hardcore” de terror.
2. “Brooklyn 45” – 90%
“Em uma noite gelada, cinco veteranos militares se reúnem no Brooklyn. Quando seu convite para coquetéis se transforma em uma sessão espírita improvisada, os fantasmas metafóricos de seu passado tornam-se literais demais.”*
O longa foi elogiado por sua história focada nos personagens, que se beneficia das ótimas performances do elenco, segundo o consenso da crítica do site.
1. “Cuando acecha la maldad” (“When Evil Lurks”, em inglês) – 99%
“Em uma cidade remota, dois irmãos encontram um homem infectado pelo diabo prestes a dar à luz a própria doença. Eles decidem se livrar do homem, mas só conseguem espalhar o caos.”*
O filme argentino traz um twist para o já clichê subgênero de “filme de possessão demoníaca”, com uma história impactante, com ótimas cenas de susto e gore, que ainda conta com várias temáticas interessantes.
*Sinopses oficiais do IMDb.
Fonte: Rotten Tomatoes.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.