O melhor filme de Morgan Freeman foi um fracasso nas bilheterias

Na década de 1990, o ator Morgan Freeman já estava se consolidando como uma verdadeira lenda do cinema, com filmes como Conduzindo Miss Daisy e Imperdoável em seu currículo. E justamente por volta deste período, ele foi escalado como um dos protagonistas de uma adaptação de Stephen King.

Lançado em 1994, o filme Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, no idioma original) levou para as telas a emocionante história do livro homônimo de King, foi bem recebido pela crítica, com elogios para a história e especialmente para as atuações de Freeman e Tim Robbins.

Além disso, o longa, dirigido por Frank Darabont, foi indicado a diversos prêmios, incluindo sete Oscars, e ainda é constantemente citado em diversas listas de “melhores filmes”. Mas, curiosamente, Um Sonho de Liberdade se tornou um grande fracasso de bilheteria, arrecadando cerca de US$ 28,9 milhões.

O pior de tudo é que nunca houve um motivo específico que justificasse o fracasso do filme, mas muitos acreditam que fatores como a competição com outros longas como Pulp Fiction e Forrest Gump, a baixa popularidade de filmes sobre prisões e até mesmo seu nome teriam prejudicado Um Sonho de Liberdade.

Com o tempo, o longa se tornou extremamente popular em VHS e em sua exibição televisiva, e isso ajudou muito para que Um Sonho de Liberdade se consolidasse como um dos melhores filmes da década de 1990. E depois de ser reexibido nos cinemas, o filme conquistou US$ 58,3 milhões nas bilheterias.

Mais sobre Um Sonho de Liberdade: trama, elenco e onde assistir ao filme

O jovem e bem-sucedido banqueiro Andy Dufresne sofre uma mudança brusca em sua vida depois que sua esposa e o amante dela são assassinados. Isso porque ele se torna o principal suspeito do crime, e mesmo sendo inocente, acaba sendo condenado e enviado para a Penitenciária Estadual de Shawshank.

Localizada no Maine, a prisão é o pesadelo de qualquer detento, e Andy deve cumprir a pena perpétua neste local. Apesar de presenciar atos terríveis atrás das grades, ele acaba fazendo amizade com o experiente Ellis Boyd Redding, que cumpre pena há 20 anos e comanda o comércio paralelo por lá.

Além de Morgan Freeman e Tim Robbins, o elenco do filme ainda inclui nomes como Clancy Brown, Bob Gunton, William Sadler, Gil Bellows, Marl Rolston, James Whitmore, Brian Libby, entre outros. Um Sonho de Liberdade está disponível no catálogo da Max. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.