Eternizado pela performance do ator Jim Carrey no clássico filme de 1994, O Máskara se tornou um personagem emblemático da cultura pop. Porém, as origens do personagem são bem mais sombrias do que as que foram popularizadas.
Através da produtora de quadrinhos independente Dark Horse Comics, conhecida por obras como Hellboy e 300 de Esparta, o personagem surgiu em 1985, criado por Mike Richardson e Mark Verheiden. Porém, o visual definitivo do personagem foi criado pouco tempo depois pelo artista Chris Warner.
Originalmente, Máskara era um personagem mais sombrio, que não pensava duas vezes em eliminar seus inimigos da forma mais brutal possível. Sua reformulação para uma figura “mais popular” aconteceu a partir de 1989, em edições publicadas até 1991.
Entre as diversas publicações posteriores, existe uma que ligou os caminhos do personagem com a DC Comics. Lançada em 1997, a HQ crossover “Lobo & Máskara” reuniu o anti-herói da DC com o psicodélico personagem da Dark Horse em uma história repleta de loucura e violência.
Depois disso, o personagem voltou a aparecer pelas páginas dos quadrinhos da DC nos anos 2000, em uma história em que a máscara acaba indo parar nas mãos do arqui-inimigo do Batman, Coringa. Logo, a constante aparição do personagem em quadrinhos da empresa pode o associar à DC.
Porém, após seu último crossover, o personagem permaneceu adormecido até 2014, quando a Dark Horse voltou a publicar uma nova série com o personagem Máskara, intitulada “Itty Bitty Mask”. Diferente das origens, as publicações são voltadas a um público mais infantil.
Adaptações de O Máskara
Os quadrinhos não foram a maior fonte de popularidade do personagem. Afinal, conforme citado anteriormente, O Máskara se tornou um fenômeno após o filme protagonizado por Jim Carrey. Porém, o personagem chegou a receber três adaptações diferentes, sendo elas:
O Máskara (1994)
O socialmente desajeitado Stanley Ipkiss tem a chance de mudar sua vida completamente após encontrar uma máscara que lhe dá poderes inimagináveis e o transforma em um cara cheio de charme e confiança. Porém, Stanley se torna alvo de mafiosos e precisa usar seus poderes para salvar o dia.
O Máskara (The Animated Series – 1995)
Funcionando como uma continuação do filme de 1994, o desenho acompanha novas aventuras de Stanley Ipkiss, que já aprendeu a conviver melhor com sua máscara, e os novos inimigos que querem tomar posse dela.
O Filho do Máskara (2005)
O cartunista Tim Avery encontra a poderosa máscara de Loki e acaba concebendo seu filho com ela. Logo, a criança nasce com os mesmos poderes da máscara. Além disso, o próprio Loki está no plano terreno em busca de seu artefato, a mando de seu pai, Odin, para restabelecer o equilíbrio.