O personagem-título de Arnold Schwarzenegger em O Exterminador do Futuro é um dos mais celebrados da história do cinema e certamente o maior papel de sua carreira. No entanto, o ator austríaco não foi a primeira opção de James Cameron para o papel.
De acordo com a Complex, Mel Gibson e Sylvester Stallone foram sondados antes de Schwarzenegger. A dupla era mais conhecida que o fisiculturista por seus papéis em Mad Max e Rocky, respectivamente. Porém, Schwarzenegger revelou que outro ator foi cotado para seu papel.
Em 2019, Arnold contou que James Cameron gostaria de ter O.J. Simpson no papel do T-800. Porém, o diretor simplesmente não achava crível a participação do ex-jogador de futebol americano como um assassino impiedoso. Irônico, no mínimo.
Cameron desmente polêmica
Durante uma entrevista recente ao programa Who’s Talking to Chris Wallace?, da HBO Max, o diretor comentou sobre o assunto e negou veementemente que tenha sugerido a contratação de O.J. Simpson.
“Muito cedo durante a produção, uma pessoa de alto escalão de um dos dois estúdios que financiaram o filme teve uma brilhante ideia e me ligou. Ele disse, ‘Você está sentado?’ e eu respondi que não. Ele disse novamente, ‘Você está sentado? O.J. Simpson como o Exterminador do Futuro. Eu disse na hora, ‘Acho que isso é uma ideia ruim’ e não foi para nenhum lugar.”
Cameron ainda seguiu, dizendo que as artes conceituais descritas por Schwarzenegger nunca existiram com a presença de Simpson no papel principal. “Essa ideia foi rejeitada imediatamente antes que pudesse ganhar qualquer tração”, confirmou o diretor.