O cientista e divulgador científico do YouTube Sérgio Sacani é tido como uma referência atual do segmento de ciência e astronomia da plataforma, que com seu canal Space Today e podcast Ciência sem Fim, visa trazer sempre conteúdos e convidados para falar sobre Ciência, Tecnologia e Educação.
Porém, em participação recente ao podcast Canal Amplifica, apresentado pelo músico Rafael Bittencourt, o guitarrista da banda de power metal Angra, Sacani mostrou que também entende de música. Durante o programa, os dois fizeram uma jam tocando um clássico do Whitesnake. Assista:
Em outro momento durante a entrevista, Sacani explicou que tocou bateria na época da faculdade e chegou a ter uma banda, fazendo algumas apresentações em bares de São Paulo. Ele também explicou que chegou a estudar o instrumento por volta de 5 anos para de desenvolver.
Sacani também revelou que apesar de nunca ter conseguido tocar, sua paixão é o metal pesado, revelando que uma de suas bandas favoritas é o Iron Maiden. O cientista explica que morou no interior de Minas Gerais, estado conhecido como uma das principais terras do metal brasileiro.
Bittencourt e Sacani também relembraram alguns shows históricos, como o show do Paralamas do Sucesso no interior de Minas e o Iron Maiden no Rock in Rio de 1985, onde os dois aproveitaram para ressaltar a musicalidade, teatralidade e temáticas da banda.
Mais sobre Sérgio Sacani
Graduado em Geofísica pela Universidade de São Paulo (USP) em 1999, Sérgio Sacani também possui um Mestrado em Engenharia de petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Doutorado em Geociência pela Universidade Estadual de Campinas.
Ele se tornou popularmente conhecido como um divulgador científico do YouTube, mas seu trabalho relacionado à ciência na internet teve início muito antes disso. Em 2009, Sacani havia criado um blog chamado Cientec, que disponibilizava informações e artigos científicos que embasassem as notícias e opiniões firmes e validadas sobre os temas.
Posteriormente, Sacani transformou seu blog no Space Today e decidiu levar seu trabalho para o YouTube, o que atraiu milhões de inscritos, interessados em astronomia e ciências em geral, e o tornou uma referência no assunto na internet.