O Homem da Máscara de Ferro: final do filme e explicação
“O Homem da Máscara de Ferro” conta uma história inspirada no místico enredo do prisioneiro que teve uma máscara de ferro colocada em seu rosto para esconder a sua identidade. O longa foi lançado no ano de 1998, tendo grandes estrelas atuando em seu enredo.
O filme tem a premissa de um prisioneiro misterioso que é mantido encarcerado pelo Rei Luís XIV, que comandava a França na época, no ano de 1662. Com essa injustiça feita, os três mosqueteiros e D’Artagnan se juntaram para tentar libertar o detento do Rei.
Durante o enredo de O Homem da Máscara de Ferro, Aramis, Porthos, Athos e D’Artagnan vão montar um plano cuja ideia é libertar um prisioneiro da torre da Bastilha que há seis anos está detido e tem seu rosto preso e coberto por uma máscara de ferro.
Ao retirar a máscara do detento, os mosqueteiros relataram que seu rosto é idêntico ao do Rei Luís XIV. Aramis então discorre sobre sua história e narra que Anne D’Austria deu à luz a gêmeos na noite em que Luís nasceu. Então, o irmão dele, nomeado Phelipe, teria sido escondido para evitar uma briga pelo poder.
Na parte final da trama, os mosqueteiros vão substituir Luís XIV por Phelipe em um baile de máscaras realizado pelo rei. A intenção deles é mostrar que Phelipe é o verdadeiro rei por todas as suas atitudes, coração puro e bondade.
Tudo muda a partir do resgate de Luís XIV e a captura de Phelipe, tendo, assim, o rei ordenando novamente a prisão de seu irmão gêmeo. Durante uma batalha na torre da Bastilha é revelado que D’artagnan é pai de Phelipe e de Luís, pois esse teve um caso com Anne D’Austria. Irritado com isso, Luís XIV tenta matar o seu irmão, porém, acaba acertando o seu pai, o matando.
Os mosqueteiros lembraram-se do sigilo real e, neste momento, ocorre a última e definitiva substituição. Luís XIV foi designado para ser o novo prisioneiro a usar a máscara de ferro. Assim, o seu irmão Phelipe assume o reinado da França.
O longa é baseado em fatos reais?
O longa O Homem da Máscara de Ferro tem inspirações na história do prisioneiro, porém, não é baseado na história do homem da máscara de ferro. O fato não aconteceu da forma que foi contado no filme, pois este foi romantizado pelos produtores de Hollywood.