O Homem da Máscara de Ferro é baseado em fatos reais? A verdadeira história
“O Homem da Máscara de Ferro” é um filme que conta a história de um prisioneiro mantido em cárcere pelo Rei Luís XIV, tendo a sua identidade escondida por uma máscara de ferro. Durante o filme, os três mosqueteiros e D’Artagnan se unem para salvá-lo da prisão.
Segundo o historiador Guy Rowlands, da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido, o prisioneiro realmente existiu. Porém, não havia um consenso sobre a verdadeira identidade do misterioso homem da máscara de ferro. Veja o que disse Rowlands:
“A elite francesa dessa época era muito letrada, então existiria algum registro caso ele fosse alguém relevante”
Guy Rowlands
As cartas do carcereiro que cuidava do detento, Bénigne d’Auvergne de Saint-Mars, descobertas no ano de 2015, podem ter a real informação da identidade do prisioneiro. Segundo o que tem escrito nas cartas, o nome do prisioneiro seria Eustache Dauger, um homem envolvido em muitos escândalos políticos no final do Século XVII.
Os relatos de Saint-Mars contam que ele teria colocado a máscara no detento para que fosse criada uma mística. O carcereiro queria dar a entender que cuidava de um prisioneiro tão importante que não poderia ter a sua identidade revelada.
O filme é baseado em fatos reais?
Vale lembrar que, para ser baseada em fatos reais, a história do homem da máscara de ferro teria que realmente ter acontecido na vida real. Como a mística história do prisioneiro não pode ser confirmada, ela serviu como inspiração para que a obra de Hollywood fosse produzida.