Embora o diálogo seja importante, alguns diretores preferem compartilhar suas críticas sociais por meio do choque, fazendo com que a audiência tenha dificuldade de esquecer de seus filmes e as mensagens que eles trazem. No entanto, alguns cineastas vão longe demais.
Victor Mendes, usuário da plataforma Quora, perguntou aos outros usuários qual era o filme que mais causou nojo neles. Com 32,8 mil respostas, o filme escolhido foi uma produção belga/francesa de 2017 chamada “Raw”, dirigida por Julia Ducournau.
Levem seus próprios baldes para assistir a esse filme
Segundo a sinopse do filme no site Letterboxd, “Raw” é sobre amadurecimento, e segue a caloura Justine (Garance Marillier), que foi criada por pais veterinários que são estritamente vegetarianos. Durante um trote da faculdade, Justine é forçada a comer carne crua pela primeira vez, e consequências inesperadas surgem quando sua verdadeira forma emerge.
De acordo com Mendes, o longa de Ducournau, embora votado o melhor filme de 2017, fez as pessoas vomitarem e desmaiaram durante a sessão de exibição do filme no Festival Internacional de Cinema em Toronto, no Canadá.
O filme conta com um elenco interessante, com Garance Mariller (Titane), Ella Rumpf (A Ordem Divina), Rabah Nait Oufella (Garotas), Laurent Lucas (In My Skin), Joana Preiss (Em Paris), Bouli Lanners (Ferrugem e Osso) e Marion Vernoux (Os Belos Dias) no elenco coadjuvante.
Mesmo sendo uma produção chocante, “Raw” interessou a audiência e foi até bem recebida pelos fortes de estômago. No site Letterboxd, o filme está atualmente com a nota média de 3,1/5 estrelas. Os comentários são bem-humorados, como “Isso nem é um filme de terror, os franceses são assim mesmo” e “A faculdade de veterinária na França é intensa, né?”.
No site IMDb, a produção alcançou a média de 7,0/10 estrelas, com 84 mil usuários do site postando suas avaliações do filme. No mesmo site, consta que “Raw” teve 45 indicações em festivais de cinema da França, Canadá e Bélgica.