É impossível se lembrar dos clássicos da animação da Walt Disney Pictures e não imaginar que estes filmes que marcaram gerações não são verdadeiros sucessos. Afinal, tratam-se de produções tão famosas que muitas estão sendo refeitas para continuarem perpetuando ao longo dos anos.
Mas existe uma animação que, apesar de ser lembrada com muito carinho pelo público, sendo considerada uma das melhores produções do estúdio, conseguiu irritar um país inteiro, levando à sua proibição no local, além de ter atraído comentários negativos de governos de todo o mundo.
Planejado desde 1992 e lançado oficialmente em 1997, o filme Hércules trouxe para as telas uma história inspirada pela mitologia grega do jovem guerreiro que precisa provar seu valor para retornar ao Olimpo. Todavia, a produção também gerou controvérsia com o governo da Grécia por suas “liberdades criativas”.
A abordagem do estúdio foi vista com maus olhos, uma vez que o público considerou que a produção ignorou completamente a odisseia de Hércules e resumiu a obra em um drama romântico. Além disso, jornais da época, como o Adesmevtos Typos, consideraram o filme como um “outro caso de estrangeiros distorcendo nossa história e cultura apenas para satisfazer seus interesses comerciais”.
A história abordada no filme não segue as linhas tradicionais do lendário semideus, o que a fez ser considerada um desrespeito com os mitos fundadores da cultura. Como resultado, Hércules não só foi proibido de fazer sua estreia no país, como ainda arrecadou apenas US$ 252 milhões nas bilheterias.
Mais sobre Hércules: trama, elenco e onde assistir à animação “proibida” da Disney
O Monte Olimpo, conhecido como a morada dos deuses, está em festa com o nascimento do filho de Zeus e Hera, Hércules. Entretanto, o deus do submundo, Hades, não compartilha desta felicidade e decide transformar seu sobrinho em um mortal, afastando-o de seu lugar de direito no Olimpo.
Desta forma, Hércules vive entre os mortais, mas percebe ter alguns dons especiais. Ele então descobre sua verdadeira origem e decide reclamar seu lugar no Monte Olimpo, mas para isto precisa antes se tornar um verdadeiro herói.
O elenco de dublagem original conta com nomes como Rip Torn, Roger Bart, James Woods e Danny DeVito dando voz aos famosos personagens. Já no Brasil, a dublagem foi eternizada por nomes como Márcio Simões, Isaac Bardavid e Oberdan Júnior. Hércules está disponível no catálogo do Disney+. Assista ao trailer: