Você sabe o que une Tony Iommi, Jimi Hendrix e Paul McCartney? Sim, todos os três são ícones da música moderna e desempenharam um papel fundamental em diferentes âmbitos do rock n’ roll. Porém, há uma característica em específico que este trio compartilha.
Tony Iommi, Jimi Hendrix e Paul McCartney são todos canhotos. O músico do Black Sabbath tornou-se conhecido por utilizar uma Gibson SG específica para a mão esquerda, enquanto Jimi Hendrix decidiu inverter sua Fender Stratocaster, com sua cabeça ficando virada para baixo. Já Paul McCartney passou a usar diversas guitarras e contrabaixos adequados para canhotos.
Outros músicos também notoriamente são canhotos. Kurt Cobain, líder do Nirvana; o ícone do blues Albert King; e Elizabeth Cotten, uma das pioneiras do blues, que, ao tocar o violão ao contrário, a fez desenvolver uma técnica em que as linhas de baixo são tocadas com os dedos e a melodia com o polegar, técnica hoje conhecida como “Cotten picking“.
Paul McCartney não sabia que era canhoto
Em 1955, quando tinha por volta de 13 anos, Paul McCartney ganhou seu primeiro violão, mas logo apresentou dificuldades ao tocar o instrumento. O futuro astro britânico não entendia o motivo de tamanha confusão ao pegar o violão.
Porém, ao ver uma foto de Slim Whitman, músico de country, McCartney entendeu o motivo: ele era canhoto, assim como Whitman. Assim, o ainda adolescente futuro Beatle inverteu o instrumento e conseguiu ter maior facilidade.
No entanto, esse “diagnóstico” foi algo completamente anômalo. Afinal, Paul McCartney era destro em praticamente todas as suas atividades. Comer, escrever e demais ações eram feitas com sua mão direita, mas, por algum motivo, passou a tocar guitarra e baixo com a mão esquerda.