Lançado em 1973, O Exorcista chegou aos cinemas, e rapidamente os espectadores perceberam que estavam vendo algo diferente. O longa dirigido por William Friedkin quebrou as barreiras do terror e se tornou a maior bilheteria do gênero na história, além de ser o primeiro longa da história do horror a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme.
Com tamanho sucesso, a Warner Bros. decidiu transformar sua obra em uma franquia, lançando O Exorcista II – O Herege em 1977, contando com o retorno de Linda Blair e Max von Sydow. No entanto, não havia mais livro a ser adaptado, e Wiliam Friedkin não embarcou no projeto. Assim, a história original conquistou apenas US$30 milhões na bilheteria, o que diminuiu a empolgação com a franquia.
Ainda assim, O Exorcista III saiu do papel em 1990, adaptando o livro Legião, lançado em 1983 e escrito novamente por William Peter Blatty. O próprio escritor assumiu a direção e viu o terceiro filme ter um desempenho morno, com US$44 milhões arrecadados em bilheteria. A recepção negativa fez a Warner Bros. manter-se longe da franquia por mais um tempo.
Abandonando a sequência, O Exorcista – O Início foi feito como um prelúdio em 2004, tendo nomes de peso, como Stellan Skarsgard e James D’Arcy, no elenco. No entanto, O Início foi feito às pressas assim que os produtores entenderam que Domínio – Prequela de O Exorcista, dirigido por Paul Schrader, seria um fracasso. O longa, que originalmente seria o prelúdio do clássico, foi arquivado e saiu nos cinemas em 2005, com um lançamento bastante limitado.
O Exorcista: entenda franquia e novo filme
Enquanto já conta com cinco filmes em sua franquia, O Exorcista ganhará uma sequência. Mais do que isso, trata-se de uma sequência do longa original em que todas as demais obras serão esquecidas. A Universal Pictures comprou os direitos das obras e irá reformular a saga de maneira similar ao que foi feito com Halloween, tendo novamente David Gordon Green como o coordenador do projeto.
Dessa forma, O Exorcista – O Devoto fará sua estreia no final desta semana, no dia 5 de outubro. A obra irá seguir a história do longa de 1973 e mostrará um pai desesperado após suas filhas serem possuídas. Assim, ele recorre a Chris MacNeill – personagem de Ellen Burstyn -, uma mulher que teve que lidar com uma situação parecida 50 anos atrás.
O novo filme contará com Leslie Odom Jr. no papel principal, além de ter o retorno de Burstyn confirmado. Ann Dowd, Jennifer Nettles e Norbert Leo Butz completam o elenco. O Devoto será o primeiro filme de uma nova trilogia de O Exorcista, e Deceiver (ainda sem título no Brasil) já está confirmado para 2025.