O Exorcista – O Devoto pode ter sido arruinado pelos efeitos especiais

Às vésperas de mais um final de semana, a grande estreia dos cinemas brasileiros é O Exorcista – O Devoto. Depois de cinquenta anos, a franquia está ganhando uma sequência direta, ignorando todas as outras incursões da saga e trazendo de volta Ellen Burstyn aos holofotes.

No entanto, o que marca o início de uma nova trilogia está sendo uma grande dor de cabeça para a Universal Pictures. O longa de David Gordon Green está sendo massacrado pela crítica. No Rotten Tomatoes, sua avaliação é de meros 23% de aprovação, tendo como base mais de 200 reviews da mídia especializada. O público também renegou sua qualidade, em sua maioria saindo frustrado dos cinemas.

Para tentar entender o fracasso, alguns fãs e críticos o atribuem, em parte, ao uso de computação gráfica para efeitos especiais. Em 1973, William Friedkin e sua equipe optaram por efeitos práticos, o que, por mais exaustivo que possa ter sido, oferece maior realismo às cenas. Os momentos em que Reagan vomita, por exemplo, foram feitos com um complexo sistema de tubos e bombas que liberam um líquido viscoso, fazendo não apenas com que os atores precisassem se limpar entre os takes, mas com que reagissem com nojo.

Como outros filmes de terror modernos, o uso de CGI pode acabar tirando parte do encanto ou até mesmo dos elementos horripilantes da obra. Em O Exorcista – O Devoto, o clímax conta com uma cena de exorcismo e a tecnologia permitiu aos produtores criar sangue e vômito de maneira digital. O impacto, no entanto, é outro. Mais do que isso, a qualidade da computação utilizada no longa não é das melhores, o que torna a experiência ainda pior.

O Exorcista: saiba mais sobre O Devoto

Na trama de O Exorcista – O Devoto, vemos a jornada de um pai solteiro que começa a notar comportamentos estranhos na sua filha e em sua amiga após as duas terem sumido em uma floresta por um dia. Aos poucos, ele acredita que ambas estão possuídas por uma entidade demoníaca.

Dessa forma, ele decide entrar em contato com alguém que já teve essa experiência: Chris MacNeil, cuja filha foi possuída há 50 anos. Ellen Burstyn retorna ao seu papel pela primeira vez, enquanto Leslie Odom Jr. interpreta o protagonista. Confira abaixo o trailer de O Exorcista – O Devoto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.