Chegando aos cinemas nesta quinta-feira (6), O Exorcista do Papa traz o ganhador do Oscar Russell Crowe no papel do padre Gabriele Amorth. E por mais que o filme tenha os artifícios hollywoodianos, a história do filme é baseada em relatos do verdadeiro padre Amorth.
Gabriele Amorth, que faleceu em 2016, afirmou ter realizado milhares de exorcismos e mantido registros detalhados de suas batalhas com espíritos malignos. Estes registros tornaram-se livros que, por consequência, viraram filmes como o estrelado por Crowe.
O ator, que foi até Roma aprender mais sobre o padre, declarou que quanto mais ele aprendia sobre o padre Amorth, mais ele queria interpretá-lo na tela.
“Fiquei muito atraído por isso, sabe, porque tipo, ele lidava com situações muito sérias. Mas, ao mesmo tempo, ele era muito brincalhão. Eu realmente gostei dessa combinação”, disse Crowe.
Com um roteiro adaptado das biografias An Exorcist Tells His Story e An Exorcist: More Stories, o filme transforma o personagem do padre Amorth em um investigador tentando chegar ao fundo de uma conspiração secular.
O ator contou ainda sobre a possibilidade de o projeto se tornar uma franquia, trazendo ainda mais histórias baseadas nos feitos do padre Amorth.
“Há muitas coisas nos livros de Gabriele, que se alguma vez considerarmos fazer, você sabe, esse personagem uma segunda vez, há muitas coisas que eu quero explorar”, declarou Crowe.
Mais sobre O Exorcista do Papa
Este é o primeiro filme com o protagonismo voltado para o padre Amorth em si, que será vivido por Crowe. Isso porque, apesar de as histórias do padre servirem de inspiração para diversas outras produções, nenhuma delas acompanhou o religioso em ação.
No filme, o padre Gabriele Amorth investiga a terrível possessão de um menino que o leva a acabar descobrindo descobrindo uma conspiração secular que o Vaticano tentou desesperadamente manter longe do conhecimento alheio.
O padre de Crowe aparenta já possuir bastante conhecimento no que faz, tendo até mesmo um momento de descontração mesmo cara a cara com um demônio, o que era algo comum para Amorth na vida real, dito como um brincalhão.
O filme chega hoje aos cinemas e conta não com Russell Crowe no elenco, mas também com nomes como Franco Nero (o Django original de 1960), interpretando o Papa, o Pontífice ao qual o Padre Gabriele reporta, Daniel Zovatto (O Homem nas Trevas) e Ralph Ineson (A Bruxa). Assista ao trailer: