“O Exorcista: A Versão que Você Nunca Viu”: qual é a diferença e onde assistir
Em seu aniversário de 25 anos, o clássico “O Exorcista” (1973) ganhou um relançamento em 2000, com cerca de 12 minutos extras de cenas que tinham sido cortadas do filme original. Esta versão ficou conhecida como “A Versão em Que Você Nunca Viu”.
Uma das inclusões mais famosas desta versão é a cena icônica em que Regan (Linda Blair) desce a escada de cabeça para baixo. Entre outros motivos, a cena foi cortada da versão original porque o diretor William Friedkin não estava satisfeito com o visual, já que os fios que seguravam a dublê estavam muito perceptíveis. Em 2000, eles usaram CGI para apagar os fios e incluíram a sequência no longa.
No geral, os dois primeiros atos das duas versões são muito parecidos, e é no terceiro ato que surgem algumas diferenças maiores. Na versão de 1973, logo depois que o padre Merrin (Max von Sydow) chega na casa, já cortamos para o começo do exorcismo. Já no relançamento, o padre para um pouco para conversar com a mãe de Regan, sendo gentil e oferecendo um pouco de leveza.
Após a primeira rodada do ritual, na versão relançada, os dois padres trocam um breve diálogo, enquanto que no filme original eles ficam sentados em silêncio na escada. O padre Karras (Jason Miller) pergunta: “Por que esta garota?”, ao que Merrin responde: “Acho que o ponto é fazer nós nos desesperarmos”.
A última cena do filme também mudou na nova versão. Em 1973, o longa termina com o padre Dyer (William O’Malley) sozinho em seu quarto após se despedir da família que estava sofrendo com a possessão. No relançamento, ele devolve o medalhão do padre Karras para a mãe de Regan e faz amizade com um conhecido de Karras.
O relançamento de “O Exorcista”
A maioria das cenas cortadas eram muito pedidas pelo autor do livro que inspirou a produção, William Peter Blatty, que também era o roteirista e um dos produtores do longa. O diretor do filme cortou essas cenas depois de uma exibição-teste com Blatty, o que fez o roteirista descobrir as mudanças apenas quando o filme já tinha sido lançado.
Friedkin revelou que Blatty ficou bravo com ele por anos por causa da mudança, dizendo que ele tinha cortado “o coração e a alma do filme”. Anos depois, eles já tinham retomado a amizade, e Blatty convenceu o diretor a rever as cenas cortadas, que acabaram entrando no relançamento de 2000.
Você pode conferir “O Exorcista: A Versão que Você Nunca Viu” na HBO Max.
Fonte: Collider e The Nexus.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.