O que obras de sucesso como Tubarão, A Lista de Schindler, Indiana Jones e Jurassic Park tem em comum? Todos vieram da mente de Steven Spielberg, o diretor que tem mais filmes na lista dos “100 Melhores Filmes Americanos de Todos os Tempos”, criada pelo American Film Institute.
Considerando a experiência do cineasta, é praticamente impossível imaginar que algo possa revirar o estômago de uma pessoa como Spielberg. Porém, existe um curta-metragem em sua carreira que foi um verdadeiro desafio para ser produzido.
Lançado em meados da década de 1960, o curta Amblin (que inspirou o nome da produtora de Spielberg) foi produzido pelo cineasta e, apesar de ter garantido um contrato de longo prazo com a Universal, também deixou Spielberg enjoado durante sua produção. E o motivo é surpreendente.
Acontece que, segundo o próprio Spielberg, ele sempre fica nervoso quando faz um filme. E considerando que Amblin foi o primeiro trabalho que lhe rendeu uma grande chance, é compreensível que o cineasta tenha passado mal durante toda a produção.
Contudo, em entrevista ao portal Entertainment Weekly, o cineasta revelou que considera suas náuseas algo positivo. “Acho que é basicamente meu combustível – meu estômago nervoso. Isso é o que me mantém honesto, certo? E um pouco humilde, no sentido de que quando faço um filme nunca penso que tenho todas as respostas”, revelou Spielberg.
Mais sobre Amblin, o primeiro curta de Steven Spielberg
Ao longo de 26 minutos, o filme acompanha uma história de amor ambientada no auge da era hippie na década de 1960. Dois jovens se encontram enquanto pedem carona em meio a uma estrada no deserto, rumo ao Oceano Pacífico. Aos poucos, o casal se aproxima cada vez mais
Como a garota acredita que o rapaz é um hippie, os dois vivem experiências comuns da comunidade da época, como o uso de drogas e a liberdade sexual. Contudo, quando eles chegam em uma praia paradisíaca, acreditando estarem vivendo um sonho, um segredo põe fim à história do casal.
O filme é protagonizado por Richard Levin e Pamela McMyler e garantiu o prêmio de Melhor Curta-Metragem no Festival de Cinema de Atlanta para Steven Spielberg. Atualmente, Amblin pode ser assistido na íntegra em sites como o YouTube. Confira abaixo: