A mais nova série do Star+ O Culto Secreto, poderia ser chocante apenas com o que é apresentado. Porém, a série ganha uma atmosfera ainda mais assustadora quando se sabe sobre os eventos reais que inspiraram a história apresentada pelo seriado.
Para o ator e co-diretor Jeffrey Walker, o roteiro da série é algo como uma experiência inesquecível, mas pelos piores motivos. “Foi uma daquelas leituras que você simplesmente não conseguia parar de pensar”, diz o codiretor do programa. “Isso me afetou emocional e psicologicamente.”
A série de oito episódios, adaptada do romance de JP Pomare, é baseada na história real da Família, o culto que operou nas sombras da região de Victoria, na Austrália, entre os anos 1960 e 1980. A seita era dirigida por Anne Hamilton-Byrne, que promovia yoga e meditação e fundou o grupo nos anos 1960 com o marido, William.
“A Família” acreditava que o mundo iria acabar e que a seita teria que reeducar os sobreviventes. Além disso, seus seguidores viam Anne como a reencarnação de Cristo e ela fazia as crianças que viviam com ela acreditarem que eram seus filhos.
A seita esteve em posse de pelo menos 28 crianças, a maioria por meio de adoções duvidosas, que foram espancadas e passaram fome, receberam doses diárias de benzodiazepínicos para mantê-las dóceis e foram forçadas a começar a tomar drogas psicodélicas como LSD.
Anne Hamilton-Byrne morreu em junho, em Melbourne, aos 98 anos. Em entrevista à BBC, Ben Shenton, que foi uma das crianças em posse da seita, comparou a experiência à um campo de concentração.
Mais sobre O Culto Secreto
A história de O Culto Secreto gira em torno de um culto religioso que causa estragos na sociedade confundindo as linhas entre passado e presente, realidade e pesadelo. Na trama, a destemida Freya é forçada a enfrentar os pesadelos de seu passado para impedir os planos do culto.
Adrienne, a líder do culto, pretende reunir crianças inocentes no futuro para cumprir o seu plano mestre, criando uma nova sociedade, que a idolatra como sua salvadora.
A série é estrelada por nomes como Teresa Palmer, Miranda Otto, Guy Pearce, Hazem Shammas, Mark Coles-Smith, Kate Mulvany e Julia Savage, e está disponível através do catálogo do Star+. Assista ao trailer: