Dirigido por Christopher Smith, O Convento é um terror que mistura suspense e religião e apresenta uma trama recheada de conspirações e mistérios, além de muitos momentos sobrenaturais que prometem deixar o público arrepiado.
Na história, uma mulher chamada Grace viaja até um convento chamado Mount Saviour, na Escócia, após o suicídio de seu irmão, que era padre no local, para investigar. Uma vez lá, ela descobre assassinato, sacrilégio e uma verdade perturbadora sobre seu próprio passado.
Com isso, a trama se desenrola por caminhos sinuosos que, a princípio, podem parecer confusos, principalmente com as ligações sobrenaturais da história. Para facilitar o entendimento e melhorar a experiência, abaixo você confere a explicação das reviravoltas da trama e sua conclusão.
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.
Quanto mais Grace fica no convento, mais ela vivencia alucinações, levando-a a pensar que está enlouquecendo. No entanto, na realidade, essas visões e aparições são a prova de que ela está começando a entender quem ela realmente é.
É descoberto que Grace, na realidade, é uma bruxa dos tempos medievais que esteve presa durante anos debaixo do convento. Ela é filha do próprio Lucifer Morningstar, ou seja, o anjo caído ou o diabo. Após ser libertada em meados dos anos 90, ela acabou sendo adotada por sua família.
Ela sempre foi protegida de todos os males em sua vida por uma força superior, defendendo-a quando seu pai adotivo tentou matá-la junto de seu irmão, assim como causou um acidente para livrá-la dos terríveis planos que o padre Jacobs possuía quando a sequestrou.
O “multiverso” em O Convento
É revelado também que Grace é não só a relíquia buscada pela Madre Superiora do convento, mas também que ela coexiste em duas linhas temporais, da qual uma delas já aceitou seu destino como a relíquia.
Vale lembrar que Grace vê as coisas que vão acontecer no futuro, que são, por sua vez, influenciadas ou alteradas pelo anjo da guarda, ou seja, sua segunda existência.
A manifestação paranormal de Grace inclusive justifica a escolha de Michael, seu irmão, a adotar a vida religiosa. Porém, quando a Madre Superiora descobre a relação de Michael e Grace, ela decide torturá-lo atrás de informações, que ele se nega a passar e opta pelo suicídio.
Por fim, ao entender seu valor para a Madre como a relíquia, Grace decide acabar com sua vida, o que a leva a cair do penhasco com o padre Harris, que tenta impedi-la. O corpo de Grace não é encontrado após a queda, o que leva a Madre Superiora a acreditar que ela não morreu.
De fato, Grace está viva e residindo em Londres. Quando confrontada no local pela Madre Superiora, que aponta uma arma para Grace, um táxi atropela e aparentemente mata a religiosa, mostrando que Grace segue sendo protegida e detentora de poderes ímpios para o bem, além de ter abandonado seu ateísmo.
Mais sobre O Convento: elenco, sinopse e trailer
O elenco do filme apresenta nomes de peso como Danny Huston no papel do padre Romero, além de Jena Malone como a protagonista e Janet Suzman como a Madre Superiora. Kartik Aaryan, Ian Pirie, Thoren Ferguson, Steffan Cennydd e Alexandra Lewis completam o elenco.
A trama acompanha a triste e solitária Grace que recebe a notícia que seu irmão cometeu suicídio em um convento. Lá, ela começa a desconfiar de como a morte do irmão aconteceu e passa a investigar o local, mas acaba descobrindo uma grande conspiração religiosa.
O Convento chegou aos cinemas no dia 20 de julho. Assista ao trailer: