Adaptando o romance homônimo de 1844 do lendário escritor Alexandre Dumas, o filme O Conde de Monte Cristo foi lançado em 2002, com direção de Kevin Reynolds, e trouxe para os cinemas a épica história de romance, traição e vingança apresentada no livro de Dumas.
Apesar de seguir bastante do enredo original, o filme conta com muitos elementos, incluindo as relações entre os personagens principais e o final, que foram modificados. Com isso, a experiência pode ser diferente para o público, mas para facilitar, confira o final explicado de O Conde de Monte Cristo abaixo.
ATENÇÃO: O TEXTO A SEGUIR CONTÉM SPOILERS. Prossiga com cautela.
Toda a trama gira em torno de Edmond Dantès, que acaba se tornando um prisioneiro, acusando de um crime que não cometeu, e sua vingança contra seus conspiradores. Depois que escapa da prisão com o conhecimento cedido por Abade Faria e encontra o tesouro do mesmo, ele se torna “O Conde de Monte Cristo”.
Conforme ele se infiltra na alta sociedade com sua nova identidade, Edmond consegue atrair Fernand, Villefort e Danglars para uma armadilha, fazendo-os acreditar que encontrarão o tesouro de Spada. Isso resulta na prisão de Villefort e Danglars, mas Fernand ainda consegue escapar.
Caindo em desgraça, Fernand se prepara para fugir do país, mas antes ele ainda tenta ir em busca do tesouro. Ele acaba sendo emboscado por Edmond, que tenta fugir após sua morte ter sido impedida graças à Albert, que é o filho de Edmond.
Quando percebe que não tem para onde ir, Fernand entra em um confronto até a morte, em que Edmond sai vitorioso. Junto de sua amada Mercédès, ele compra o Château d’If com a intenção de destrui-lo, mas muda de ideia e decide usar suas posses para bens maiores.
“O Conde de Monte Cristo” vai ganhar nova versão
22 anos depois de uma das mais famosas adaptações, O Conde de Monte Cristo ganhará uma 4ª versão nos cinemas em um novo filme dirigido por Matthieu Delaporte e Alexandre de la Patellière, com Pierre Niney no papel-título. Confira:
O Conde de Monte Cristo deve estrear nos cinemas franceses no dia 28 de junho, mas ainda não há previsão de estreia para outros países. Já o clássico filme dirigido por Kevin Reynolds está disponível para compra ou aluguel online. Assista ao trailer: