As torcidas de futebol são muito conhecidas por sempre trazerem aos jogos cantos, sejam eles de incentivo ao próprio time ou provocação ao time adversário, para que sejam ecoados por toda a arquibancada.
Além disso, os jogos ficam mais bonitos quando a arquibancada está lotada e os cantos de torcida são entoados por milhares de vozes.
A voz que vem das arquibancadas é protagonista no espetáculo que se projeta dentro de campo. Aliás, não tem espetáculo sem torcida. E não existe torcida calada. Nos bons e, principalmente, nos maus momentos, os cantos de incentivo e amor ao clube podem mudar a história de uma partida.
Muitas vezes, as letras das músicas são autorais da própria torcida, feita por algum representante e combinada entre torcidas organizadas, ou divulgadas via internet. Porém, os cantos acabam buscando inspiração em músicas famosas para coordenar o ritmo, e não só em bandas brasileiras.
Haja o que Houver x Every Breath You Take
Uma torcida criativa quando o assunto é usar músicas famosas para seus cantos é a do Internacional. A chamada guarda popular já fez cantos inspirados em hits como “Pelados em Santos” do grande Mamonas Assassinas.
Mas talvez um de seus cantos mais conhecidos seja o intitulado “Haja o que Houver”, inspirado no clássico do The Police, “Every Breath You Take”, do álbum Synchronicity de 1983.
“Every Breath You Take” entra na lista de canções que parecem carregar mensagens de amor, mas tem um significado bem diferente. O próprio vocalista do grupo, o cantor Sting, admitiu que a letra da música é mais assustadora do que imaginam, pois é sobre ciúmes e possessividade.
Mesmo assim, a torcida do Internacional conseguiu transformar a música em mais um de seus conhecidíssimos cantos, que ecoam em alto e bom som em meio à arquibancada, atingindo o campo de forma avassaladora e preenchendo qualquer estádio em que seja cantada.