O Auto da Compadecida 2: detalhes revelados da continuação

Mesmo 23 anos depois de seu lançamento, O Auto da Compadecida segue sendo a minissérie de maior sucesso da história da TV Globo. Após sua estreia em 1999, foi transformada em longa por Guel Arraes, um de seus roteiristas e diretores. Os quatro episódios 45 minutos viraram um filme de 1h40, com cerca de uma hora a menos.

Por conta de seu sucesso, não demorou muito para iniciarem as conversas de uma continuações. Entretanto, um ponto importante foi levado em consideração. O Auto da Compadecida é uma adaptação da peça teatral homônima de Ariano Suassuna, escrita em 1955.

Além de utilizar o texto original, Arraes, João Falcão e Adriana Falcão acrescentaram elementos de O Santo e a Porca e Torturas de um Coração — ambas também de autoria de Suassuna -, além de Decamerão, clássico de Giovanni Boccaccio.

Usar esse material original para fazer algo novo, sem a presença de textos de Suassuna, não foi muito do agrado dos escritores.

O que diz Guel Arraes de O Auto da Compadecida 2?

Em entrevista a Maurício Stycer e Cristina Padiglione na CCXP de 2019, o diretor Guel Arraes revelou detalhes sobre a produção de uma sequência para a minissérie.

“Quando acabou o Auto, pensamos em fazer uma série, As Peripécias de João Grilo e Chicó. Um spin-off. Chegamos a escrever um piloto. Era muito engraçado. Só que não tinha essa dimensão. Era mais uma comédia regional. Era uma coisa fácil de fazer. A gente ia ganhar dinheiro. Mas não levamos adiante. Para honrar esse legado tinha que ser uma coisa mais ambiciosa”, disse Arraes.

Dessa forma, arquivou-se qualquer ideia de uma continuação do clássico brasileiro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.