Lançada na última sexta-feira, dia 9, O Assassino do Baralho conta a história de Alfredo Galán Sotillo, um serial killer que estampou as manchetes da Espanha durante os primeiros meses de 2003. Ao longo de seus três episódios, a produção dirigida por Amanda Sans Pantling busca explicar o contexto nacional e a onda de assassinatos de Sotillo.
Seu apelido advém de sua ação pós-assassinato. Em suas cenas do crime, o assassino deixava uma carta de baralho espanhol, sempre do naipe de copas. Assim, passou a ser conhecido como O Assassino do Baralho.
Ao todo, Alfredo Galán matou 6 pessoas e feriu outras três ao longo de um curto período. Os crimes aconteceram entre janeiro e março de 2003, mobilizando diversos setores do país e deixando a Espanha em alerta.
O Assassino do Baralho: onde está Alfredo Galán Sottilo hoje?
Tendo em vista a magnitude de seus crimes, muitos espectadores de O Assassino do Baralho ficaram curiosos sobre o destino de Alfredo Galán Sotillo. Afinal, seus crimes sem precedentes da Espanha foram punido de que forma?
Após se render e confessar seus crimes, Alfredo foi sentenciado a 142 anos em prisão pela corte espanhola. O país, no entanto, possui uma pena máxima de 25 anos, a qual o serial killer deverá cumprir. A própria sinopse da produção revela o destino do assassino que estampa seu título. “Condenado a 142 anos de cadeia, Sotillo vai cumprir o máximo de 25 e ganhará a liberdade aos 52 anos”, diz a premissa.
Dessa forma, Alfredo será liberado da prisão em 2028. Atualmente, o criminoso está com 45 anos e publicou um livro, enquanto na cadeia, sobre um adolescente gay que sofre bullying em sua escola. A obra foi publicada sob um pseudônimo.