O cineasta James Cameron parece estar disposto a revisitar o passado em seus projetos futuros. Isso porque, durante o evento Dell Tech World no ano passado, ele revelou que estaria desenvolvendo o roteiro para um novo filme de uma de suas franquias mais populares: O Exterminador do Futuro.
Na época do evento, que é focado em profissionais de novas tecnologias, o cineasta declarou que já haviam pelo menos três meses de trabalho em páginas. Vale lembrar que Cameron declara sua vontade de fazer um novo Exterminador desde 2022.
E recentemente, em entrevista ao portal The Hollywood Reporter, falando sobre a versão em anime da história, desenvolvida pela Netflix, o cineasta garantiu que continua trabalhando em sua própria história, e que ela não terá conexões com O Exterminador do Futuro Zero.
“Estou trabalhando em minhas próprias coisas do Exterminador do Futuro agora. Não terá nada a ver com isso. Como com As Crônicas de Sarah Connor, eles ocasionalmente tocavam em coisas com as quais eu estava mexendo de forma completamente independente”, revelou Cameron.
O cineasta não revelou nenhum detalhe sobre a história, mas é certo que o sucesso de Zero pode motivá-lo a continuar. Entretanto, o projeto ainda não tem previsão para ser concluído, então ainda pode haver um longo caminho pela frente até Cameron assumir um novo filme da franquia.
Inteligência Artificial pode ser o foco de novo “Exterminador do Futuro”
Apesar de James Cameron ainda não ter divulgado nada sobre a trama de seu novo filme, em diversas entrevistas o cineasta já manifestou seu interesse em falar sobre os riscos do avanço da Inteligência Artificial, mudando totalmente o foco das máquinas assassinas da Skynet.
“Se eu fosse fazer outro longa-metragem do Exterminador do Futuro […] eu me concentraria mais no lado da Inteligência Artificial e menos nos robôs malvados enlouquecidos”, disse ele em 2022. E na conferência da Dell, Cameron afirmou que pretende “aguardar consequências de novos usos da IA pela humanidade”.
Inclusive, esta não é a primeira vez que o cineasta se manifesta contra as IA’s. Em entrevista à CTV News, ele afirmou que desde o primeiro filme da franquia, vem tentando alertar dos perigos da tecnologia. “Eu avisei em 1984 e vocês não ouviram”, declarou Cameron.