Novo álbum de Taylor Swift: quem são Dylan Thomas e Patti Smith?
Em “The Tortured Poets Department“, faixa-título do seu 11º álbum de estúdio lançado nesta sexta (19), Taylor Swift canta no refrão: “Eu ri na sua cara e disse/’Você não é Dylan Thomas, eu não são Patti Smith/Este não é o Chelsea Hotel, nós somos idiotas modernos”. Mas quem são esses dois?
Patti Smith
Talvez você não tenha ouvido falar de Dylan Thomas, mas é mais provável que já tenha ouvido falar de Patti Smith. Cantora, poeta, fotógrafa e escritora, Patti é considerada uma das mulheres mais importantes da história do rock. Ela era um dos nomes mais conhecidos na cena da música punk de Nova York graças ao seu álbum de estreia “Horses” (1975). Alguns dos seus maiores sucessos são as músicas “Because the Night”, “Dancing Barefoot” e “Redondo Beach”.
Atualmente com 77 anos, Patti Smith não lançou novas músicas nos últimos anos, mas segue com seu trabalho como ativista de causas como o feminismo e a crise climática.
Dylan Thomas
Dylan Thomas foi um poeta galês, que viveu entre 1914 e 1953. Thomas foi um dos escritores mais conhecidos da sua época e inspirou artistas como Bob Dylan e os Beatles. Inclusive, ele é uma das muitas figuras que aparecem na capa do icônico disco “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” (1967).
Alguns poemas dele, como “Fern Hill, And Death Shall Have No Dominion” e “Do Not Go Gentle Into That Good Night”, são bastante lidos em funerais, o que encaixa bem com o conceito do disco de Taylor, que é uma espécie de “autópsia” de relacionamentos passados.
Conhecido por seus problemas com álcool, Dylan Thomas morreu quando tinha apenas 39 anos de idade, durante uma tour em Nova York. Ele estava instalado no famoso Chelsea Hotel, que também é mencionado na música “The Tortured Poets Department”.
Chelsea Hotel
Construído em 1880, em Manhattan, Nova York, o Chelsea Hotel se tornou um point conhecido porque várias gerações de cantores, escritores e boêmios moraram no local por um tempo. Alguns dos visitantes/residentes mais famosos incluem Bob Dylan, Joni Mitchell, Janis Joplin e Leonard Cohen. Este último até escreveu uma música com o nome do hotel: “Chelsea Hotel No.2”, sobre o caso que ele e Joplin tiveram no local.
Fonte: Page Six e BBC News.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.