Depois do sucesso de “Yellowstone”, uma das séries mais emblemáticas da plataforma do Paramount+, que venceu prêmios importantes como Globo de Ouro, o produtor Taylor Sheridan lançou mais uma série com grande potencial de novamente conquistar o público. Intitulada de “Homens da Lei: Bass Reeves”, a produção estreou na plataforma de streaming no domingo (5), com dois episódios, e o restante chegará semanalmente.
Estrelado por David Oyelowo, o ator protagoniza o delegado chamado Bass Reeves. A trama é baseada em fatos reais e ambientada no faroeste norte-americano, sob a ótica da história negra no país, durante uma das revoluções mais importantes que ocorreram na época.
Conheça a história de Bass Reeves
A história apresenta a ascensão da escravidão para uma posição de líderança. Para isso, a história gira em torno do Reeves que começou como escravo do Capitão George Reeves. Nascido em 1838, no Condado de Crawford no Arkansas, Bass Reeves foi obrigado a servir o Exército Confederado, que defendia a prática da escravidão.
Durante a Batalha de Pea Ridge, conhecida também como Batalha de Elkhorn Tavern, o soldado descobriu uma maneira de fugir, que segundo relatos, aconteceu depois de um jogo de cartas de Bass com George, que resultou em uma briga. Bass Revees espancou o escravocrata gravemente e fugiu para um território indígena dos Estados Unidos, mais precisamente em Oklahoma.
Depois do fim da guerra, Bass Reeves voltou ao Arkansas com a esposa e filhos, onde começou a trabalhar como escoteiro e guia nos territórios indígenas. Em 1875, o juiz Isaac Parker pediu a contratação de 200 novos delegados para a patrulha da região, a fim de evitar mais assassinatos de nativos em torno do condado.
É a partir desse momento que Reeves se torna o primeiro vice-marechal negro da região oeste dos Estados Unidos. Ele permaneceu na função por 32 anos e acumulou 3 mil prisões e 14 mortes em batalha, entrando para a história do país.