A série “Mar Branco” chegou na plataforma da Netflix recentemente e conquistou o público, ficando nos destaques do serviço de streaming. Baseado em fatos reais, o seriado traz a história sobre um náufrago que aconteceu em Portugal, que mudou a vida de jovens pescadores.
O evento ocorreu em 2001, quando a pacata aldeia de Rabo de Peixe foi surpreendida com uma tonelada de cocaína aparecendo na costa da cidade. Na história, acompanhamos Eduardo (José Condessa), um jovem pescador, e seus melhores amigos, que montam um negócio improvisado com a mercadoria que simplesmente surgiu no local. Contudo, a quantidade de cocaína não passa despercebida.
Com cenas de ação, suspense e drama, a série busca transmitir de forma expressiva os dilemas e emoções dos personagens, cativando o público.
Mais informações de Mar Branco
De produção portuguesa, a série retrata quando, há pouco mais de 20 anos, um barco recheado de pacotes de cocaína naufragou próximo das ilhas de São Miguel, região pertencente à Portugal. Com o movimento do mar, os pacotes chegaram até a praia do Vilarejo Rabo de Peixe, local com aproximadamente 7 mil habitantes.
Na época, a mercadoria era avaliada em mais de US$ 80 milhões e tinha 80% de grau de pureza, visando conquistar boa parte do mercado europeu.
Na série, Eduardo é interpretado por José Condessa, que encontra os pacotes com a droga. Junto dos amigos, eles decidem vender o produto, planejando uma forma de exportar a mercadoria para outros países, mas rapidamente a máfia italiana localiza eles e o grupo descobre que eles são os verdadeiros donos de tudo.
A polícia portuguesa também passa a investigar os pescadores, que precisam fugir das autoridades e da máfia italiana. O evento ficou conhecido como “Verão do Pó” e foi o responsável por mudar completamente a dinâmica agrícola e pesqueira da pequena ilha portuguesa.