Nesta terça-feira, dia 13, Paul McCartney revelou que os Beatles irão lançar uma nova – e potencialmente última – música nos próximos dias e o vocal terá ninguém menos que John Lennon. A ideia do lendário músico é contar com a ajuda da tecnologia de inteligência artificial.
Durante uma entrevista ao programa Today, da Radio 4, McCartney chamou a música de “a última gravação dos Beatles”, explicando que a tecnologia de inteligência artificial foi utilizada para extrair e isolar a voz de Lennon de uma demo gravada no passado. A informação foi corroborada por um artigo da BBC.
“Nós acabamos de finalizar a música e ela será lançada esse ano”, disse Paul McCartney. Fãs especulam que se trate de Now and Then, uma canção escrita por John Lennon e não finalizada pelo músico antes de seu assassinato em 1980.
Beatles: saiba mais sobre a nova música
Paul McCartney não confirmou em sua entrevista qual seria a nova e última gravação dos Beatles, mas diversas fontes afirmaram que trata-se de uma remasterização de Now and Then. A composição de John Lennon também é conhecida como I Don’t Wanna Lose You e Miss You.
A canção esteve indefinida desde sua gravação em 1978, com uma demo composta de um piano e o vocal de Lennon. O músico tinha a intenção de lançar esta como uma terceira faixa de reunião dos Beatles.
Anos depois, os membros remanescentes lançaram ao mundo Free as a Bird e Real Love, singles compostos por Lennon e finalizados na década de 90. As músicas podem ser conferidas em The Beatles Anthology.
Na época, Now and Then já era do conhecimento da banda, mas os membros optaram por não lançá-la. O maior opositor do lançamento era George Harrison, que considerava a faixa ruim.