Independente da quantidade de haters e das polêmicas, principalmente envolvendo os irmãos Gallagher, a banda Oasis inegavelmente foi uma das maiores dos anos 1990, conquistando uma grande legião de fãs, além de terem lançado hits que marcam gerações até hoje, como “Wonderwall” e “Stop Crying Your Heart Out”.
Porém, do outro lado do oceano, e mais especificamente nos Estados Unidos, a banda britânica nunca conseguiu obter o mesmo sucesso de sua terra natal. Com isso, o ex-guitarrista e principal compositor da banda, Noel Gallagher, decidiu comentar sobre esta situação.
Em entrevista ao portal NME, o músico apresentou sua teoria sobre o porquê da popularidade da banda não ser tão alta nos EUA. Segundo ele, a postura de sua banda seria um dos principais motivos de não agradarem tanto ao público estadunidense.
“Na América, eles não conseguiam lidar com o fato de que não dávamos a mínima para nada. Acho que foi por isso que nunca tivemos um álbum número um nos Estados Unidos – eles não fariam um esforço extra por nós porque não faríamos um esforço extra por eles”, comentou o músico.
Noel também apontou que este poderia ser um dos principais motivos do porquê da banda nunca ter sido indicada no Grammy, um dos maiores prêmios da indústria musical. Para o músico, a premiação exige “fingimento” por parte dos artistas, o que ele destacou que o Oasis não conseguiria.
“É por isso que nunca fomos indicados ao Grammy – você tem que fazer todas aquelas coisas lá, você tem que fingir um pouco e nós simplesmente não conseguimos. E é por isso que sempre ficávamos no máximo em segundo lugar”, completou Noel.
Vale ressaltar que todos os sete álbuns de estúdio da banda atingiram o primeiro lugar das paradas do Reino Unido. Já nos EUA, o único disco que chegou mais perto foi “Be Here Now”, de 1997, que atingiu o 2º lugar. Quanto aos singles, “Wonderwall” foi o único a entrar no Top 50 da Billboard Hot 100.
Reunião do Oasis pode acontecer sem Noel Gallagher
Liam Gallagher, o irmão de Noel, já manifestou diversas vezes sua vontade de fazer as pazes com o irmão para que, juntos, pudessem embarcar em uma turnê tocando os sucessos de sua antiga banda. Noel, por outro lado, sempre se mostrou avesso à ideia de ressuscitar o Oasis.
Em uma matéria publicada na coluna “Bizarre” do jornal The Sun, Liam pretende realizar uma turnê em 2024 celebrando os 30 anos do álbum Definitely Maybe, o primeiro disco da banda, lançado em 1994. Porém, segundo a coluna, ele pretende realizar as apresentações com ou sem Noel.
Uma fonte revelou à coluna que o músico de fato está disposto a fazer as pazes com o irmão, mas, caso haja uma negativa, ele também contará com o guitarrista Paul Arthurs, mais conhecido como Bonehead, que também é um dos fundadores da banda e amigo dos irmãos Gallagher e que, constantemente, se apresenta com Liam. Possíveis datas e locais de show ainda não foram revelados.