A indústria cinematográfica é capaz de fazer filmes de diversos temas, sejam eles para entretenimento ou para trazer reflexões. Nas últimas duas décadas, pudemos acompanhar um aumento de produções sobre catástrofes naturais, diante do tema sobre aquecimento global e as consequências negativas das ações humanas que podem causar como retorno para nós mesmos.
Obviamente que algumas produções podem exagerar nas consequências, como no filme “Sharknado”, que apresentou algo irreal. Porém, em outras produções, como em “No Olho do Tornado”, nem tudo foi inventado. Segundo as informações do roteirista do longa-metragem, John Swetnam, ao The Hollywood Reporter, eles tentaram trazer informações reais.
“Uma versão de tudo o que está no filme, encontramos na vida real e realmente colocamos no roteiro, então é baseado em efeitos especiais , mas é tudo baseado em coisas que vi no YouTube. Foi como pegar coisas que aconteceram no mundo real e ampliá-las para outro nível.”
Mais informações sobre No Olho do Tornado
Vale ressaltar que, no Youtube, é possível encontrar diversos vídeos de equipes que se denominam caçadores de tornados, indo atrás de tempestades reais, principalmente nos Estados Unidos. Com isso, a ideia central da produção foi trazer os impactos de uma mega tempestade, sem precedentes de tornados, que atingiu a cidade de Silverton, que foi baseada em fatos reais.
“Eu me baseei em algo que aconteceu nos anos 80 em Iowa, onde havia uma cidade que foi atingida por, tipo, nove tornados em uma hora, então é real”, diz Swetnam.
Na década de 1980, foram registradas diversas ocorrências de múltiplos tornados atingindo o mesmo condado aproximadamente ao mesmo tempo. No dia 9 de maio de 1986, cerca de oito tornados atingiram o condado de Dallas durante um período de aproximadamente uma hora.