Algumas das manchetes mais icônicas e bizarras da última década traziam o mesmo sujeito como protagonista: “Bebê do Nirvana”. Spencer Elden ficou conhecido em 1991 ao estampar a capa do álbum Nevermind, considerado um marco no grunge e no rock da época.
A capa mostra Elden, ainda bebê, nu, enquanto nada atrás de uma nota de um dólar com um anzol. A imagem tornou-se um símbolo da era e da banda, que atingiu seu maior sucesso com o lançamento de Nevermind.
No entanto, o álbum e o “bebê do Nirvana” voltaram a ser notícia quando Spencer Elden decidiu processar a banda, alegando ter sido vítima de exploração sexual infantil. Os advogados que representam o jovem argumentaram que a capa se trata de um “empreendimento de tráfico sexual”.
Já o setor jurídico da bandas contestou as declarações, afirmando que Elden “passou três décadas lucrando com sua celebridade como o ‘Nirvana Baby'”, tendo recriado a imagem em aniversários do álbum e tatuando o título do álbum em seu peito.
O juiz responsável pelo caso, juiz Fernando Olguin, magistrado distrital da Califórnia, rejeitou o processo do jovem contra a banda em janeiro de 2022.
Nirvana: como o bebê estampou a capa?
A ideia para a capa de Nevermind surgiu de um conceito de Kurt Cobain, que gostaria de ter um bebê nascendo embaixo da água. Sem achar nenhuma imagem satisfatória, o diretor de arte do projeto, Robert Fischer começou a fazer alterações.
Passamos a tarde sentados, pensando em todas as coisas engraçadas que poderíamos colocar no anzol. Uma ideia era um pedaço de carne, como um grande bife cru. Outro era um CD ou algo para simbolizar a música. Fomos almoçar e ficamos tipo ‘Que tal um burrito?’ ‘Oh, tem um cachorro, que tal um cachorro?’ . isso durou horas. Não me lembro de quem disse a nota de dólar, mas todo mundo estava tipo ‘Isso é muito bom’, e foi isso que acabou sendo. A coisa com todo o processo . Kurt não veio como um grande plano ou uma mensagem que ele queria transmitir. Tudo meio que se reuniu organicamente, você sabe, foi como se um passo levasse a outro passo que levasse a outro.
Robert Fischer
Na hora de executar a capa, Fischer enviou um fotógrafo, Kirk Weddle, para uma piscina de bebês com o intuito de tirar algumas fotos. Cinco fotos foram feitas e a banda escolheu a imagem com Spencer Elden, filho de um amigo de Weddle.