Apesar da remoção de conteúdo não ser um movimento incomum das plataformas de streaming, normalmente os filmes menos valorizados, que possuem baixíssima relevância com a audiência, são os primeiros a deixarem os catálogos, valorizando assim produções populares ou obras premiadas.
Contudo, ao longo de suas atualizações de novembro, a Netflix anunciou que o concorrente alemão para o Oscar 2019 está entre os filmes que serão removidos. Lançado em 2018, o filme Nunca Deixe de Lembrar foi indicado aos prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Fotografia.
Escrito e dirigido por Florian Henckel von Donnersmarck, o longa foi ovacionado por 13 minutos quando foi exibido pela primeira vez no Festival Internacional de Cinema de Veneza, e chegou a receber elogios de personalidades como o cineasta William Friedkin, o diretor de O Exorcista.
E o Oscar não foi a única premiação em que Nunca Deixe de Lembrar se destacou, pois o filme também concorreu ao Globo de Ouro e ao Leão de Ouro no Festival de Veneza, tornando-se uma obra ainda mais valorizada. Ainda assim, a produção está com seus dias contados na Netflix, ficando disponível somente até o dia 30 de novembro.
Mais sobre Nunca Deixe de Lembrar: trama e elenco do filme
Após escapar da Alemanha Oriental, o artista Kurt Barnert tenta reconstruir sua vida, mas ainda é assombrado pelos traumas de sua infância. Isso porque, quando criança, ele testemunhou os horrores do regime nazista. Além disso, ele ainda acompanhou os eventos da Guerra Fria.
Apesar de ser um talentoso artista, Kurt luta para manter sua integridade em ambientes completamente hostis. Enfrentando a pressão da crítica e da sociedade para produzir arte que seja “politicamente correta”, ele se torna um revolucionário através de suas criações.
O elenco do filme conta com nomes como Tom Schilling, Sebastian Koch, Paula Beer, Saskia Rosendahl, Oliver Masucci, Irina Weisse, Jeanette Hain, entre outros. Além da Netflix, Nunca Deixe de Lembrar também está disponíve para compra e aluguel online. Assista ao trailer: