O catálogo da Netflix, assim como as demais plataformas de streaming, passa por constantes mudanças, sempre tentando manter-se atualizada para agradar seus espectadores com diferentes produções de filmes, séries, shows e documentários.
Dentre estas produções, algumas podem acabar passando despercebidas, mas podem fazer valer a atenção quando assistidas. É o caso do filme Estranho Passageiro – Sputnik, um filme russo lançado no Brasil em 2021 dirigido por Egor Abramenko em sua estreia na direção de longas-metragens.
O filme estava programado para realizar sua estreia mundial no Tribeca Film Festival em abril de 2020, antes do festival ser adiado devido à pandemia de COVID-19. Com isso, Sputnik acabou sendo lançado on demand na Rússia em 23 de abril de 2020 e posteriormente, em outras partes do mundo.
Apesar do nome Sputnik no título, o filme não se trata de um documentário, mas sim, uma sombria ficção científica com influências de clássicos como Alien: O Oitavo Passageiro, que conseguiu conquistar uma boa avaliação da crítica especializada, sendo classificado como “uma experiência genuinamente assustadora e satisfatória”.
Mais sobre Estranho Passageiro – Sputnik: sci-fi russo da Netflix
Ambientado no ano de 1983, acompanhamos um evento ocorrido especificamente no dia 5 de novembro daquele ano: a colisão de uma espaçonave soviética com a Terra. Apesar da gravidade, um dos tripulantes, o cosmonauta Konstantin Sergeyevich, sobrevive à queda.
Ele é levado para uma instalação militar isolada, onde a doutora Tatyana Klimova acaba descobrindo que Kostantin trouxe de volta para a Terra uma forma de vida extraterrestre e sanguinária dentro de seu próprio corpo sem saber.
O filme é estrelado por Oksana Akinshina no papel da doutora Tatyana, conhecida por filmes como A Supremacia Bourne, ao lado de nomes como Pyotr Fyodorov como Konstantin e Fyodor Bondarchuk como o Coronel Semiradov.
O longa chegou ao Brasil no dia 21 de janeiro de 2021 e está disponível no catálogo da Netflix. Assista ao trailer: