Uma das maiores polêmicas recentes da Netflix foi o cancelamento da série 1899, desenvolvida pelos mesmos criadores da bem-sucedida Dark. O corte do programa gerou revolta entre fãs e surpresa entre boa parte dos espectadores, que esperavam uma segunda temporada devido a todo o hype gerado em torno da produção.
Porém, a Netflix não entende o cancelamento como algo polêmico. De acordo com o CEO Ted Sarandos, a plataforma de streaming nunca cancelou nenhuma série de sucesso. Dessa forma, o executivo fez questão de deixar claro o que sucesso significa para a empresa.
“Nós nunca cancelamos uma série de sucesso. Muitas dessas foram bem intencionados, mas conversam com um público muito pequeno e têm orçamentos muito grandes. A chave para isso é: você tem que ser capaz de falar com um público pequeno com um orçamento pequeno, e com um grande público com um grande orçamento. Se conseguir, pode fazer isso para sempre”, disparou Sarandos ao site Blomberg.
Uma das métricas citadas previamente pelo CEO é a taxa de conclusão. 1899, embora tenha tido uma grande estreia, não manteve sua audiência inicial, com muitos espectadores deixando de assistir o programa antes de sua conclusão.
1899: do que se trata série cancelada
Mesmo que tenha sido cancelada, a primeira temporada de 1899 segue disponível na Netflix e uma ressurgência de popularidade pode fazer a plataforma de streaming mudar de ideia em seu futuro – embora isso tudo seja improvável.
1899 conta a jornada de um barco que está atravessando o oceano, partindo da Europa com direção a Nova Iorque. Situada na virada do século, a série traz um vasto elenco, composto por personagens excêntricos e misteriosos, cada qual com seu passado e segredos.
Ao descobrir um segundo navio em mar aberto, tudo muda na jornada dos protagonistas, colocando-os em meio a um pesadelo mortal capaz de revelar todos seus segredos mais obscuros. Estão no elenco Emily Beecham, Aneurin Barnard, Andreas Pietschmann, Miguel Bernardeau, José Pimentão e Gabby Wong, entre outros.