Dirigida por Gianluca Neri, a série documental O Assassinato de Yara Gambirasio foi lançada entre as novidades de julho no catálogo da Netflix nesta terça-feira (16) e apresenta uma história chocante que promete surpreender os fãs de true crime, tendo em vista suas diversas reviravoltas.
A produção reconta em 5 episódios a história de Yara Gambirasio, uma menina de 13 anos que desapareceu em novembro de 2010, e foi encontrada morta meses depois com múltiplos cortes no corpo e uma lesão na cabeça. E assim iniciou-se uma das mais extensas buscas da história criminal italiana.
Na época, a jovem deixou o centro esportivo de Brembate di Sopra, na Itália , sozinha, mas nunca chegou a sua casa, que ficava a 700 metros de distância do local. E embora a busca tenha envolvido centenas de pessoas, Yara só foi encontrada no dia 26 de fevereiro de 2011, em Chignolo d’Isola.
Diversos suspeitos foram investigados e a investigação envolveu a coleta de cerca de 18 mil amostras de DNA até que finalmente, Massimo Bossetti, um trabalhador da construção civil local, foi preso depois que seu DNA foi encontrado no corpo da menina.
No dia 1º de julho de 2016, a Corte d’Assise de Bergamo condenou o homem à prisão perpétua pelo crime. Entretanto, Bossetti se declara inocente do sequestro e assassinato da menina, pondo em xeque o processo judicial. Com isso, o documentário faz uma reflexão sobre a justiça e a mídia.
Mais sobre O Assassinato de Yara Gambirasio: detalhes sobre o novo true crime da Netflix
Produção documental imperdível para fãs de investigação, O Assassinato de Yara Gambirasio promete fazer uma análise meticulosa e envolvente de um dos crimes mais notórios da Itália, desconstruindo cada detalhe da investigação e do julgamento, deixando o espectador cada vez mais intrigado.
Além de recontar com detalhes os desdobramentos do macabro caso de Yara, a série documental também levanta um debate sobre a influência da mídia e as pressões políticas nas investigações criminais, que acabaram transformando um crime horrendo em um espetáculo público.
Através do uso de depoimentos, reconstituições e entrevistas exclusivas, O Assassinato de Yara Gambirasio não só apresenta uma perspectiva informativa, como profundamente emocional, sendo um grande destaque para produções de true crime. Assista ao trailer da novidade da Netflix: