Em 2022, foi lançado o documentário “Navalny”, trazendo detalhes do líder da oposição russa ao presidente Vladimir Putin. Na produção, acompanhamos Alexei Navalny e os eventos relacionados ao seu envenenamento, que ganhou uma grande repercussão mundial. O documentário foi produzido pela HBO Max e CNN Films, e por isso, a produção não está disponível na Netflix e é possível encontrá-la somente na plataforma da HBO.
Quando foi exibida no Festival de Cinema de Sundance, a produção foi aclamada pela crítica e pelo público. A partir de então, recebeu diversos prêmios, vencendo o Prêmio do Público na competição de Documentário dos Estados Unidos e o Prêmio de Favorito do Festival. Além disso, o documentário também chamou a atenção da Academia e a produção levou para casa a estatueta de Melhor Documentário na 95.ª cerimônia do Oscar.
Mais detalhes de Navalny
Na trama, acompanhamos o que aconteceu com Alexei Navalny, desde que foi envenenado no dia 20 de agosto de 2020, por um agente nervoso Novichok. O crime ocorreu durante um voo de de Tomsk para Moscou, no qual Navalny teve que ser hospitalizado em estado grave, após o avião precisar fazer um pouso de emergência. Em Omsk, Navalny precisou ser colocado em coma e o uso do agente nervoso foi confirmado por cinco laboratórios certificados pela Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ).
Depois de ser socorrido, Alexei Navalny conseguiu se recuperar e culpou o presidente russo, Vladimir Putin por seu envenenamento, enquanto o Kremlin negou repetidamente o envolvimento. Assim, no documentário, é apresentado as versões dos jornalistas da Bellingcat, Christo Grozev e Maria Pevchikh, investigadora-chefe da Fundação Anticorrupção de Navalny, que narram como todos os acontecimentos levam a Putin ser o mandante do crime.