Náufrago: 7 curiosidades sobre o filme
Lançado em 2000, com direção de Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks, que já haviam trabalhado juntos em Forrest Gump (1994), Náufrago foi um sucesso.
O longa conta a história de um funcionário do FedEx que fica preso em uma ilha deserta após um acidente de avião, onde precisa sobreviver por anos sozinho.
Curiosidades sobre Náufrago (via A Odisseia):
1. Filmagens pararam no meio da produção
Para interpretar o personagem no começo do filme, Tom Hanks parou de fazer exercícios e ganhou um pouco de peso para parecer um homem sedentário comum. Depois disso, as filmagens pararam por um ano para que o ator deixasse a barba e o cabelo crescerem, além de perder cerca de 20 kg para mostrar o efeito da ilha no personagem.
Nesse meio tempo, a mesma equipe e o mesmo diretor gravaram o filme Revelação (2000).
2. Ideia inicial partiu do ator Tom Hanks
Hanks estava lendo uma reportagem sobre o FedEx que dizia que os aviões da empresa sobrevoavam o Pacífico pelo menos três vezes por dia e pensou o que aconteceria se um deles caísse. Ele levou a ideia para o diretor Robert Zemeckis e para o roteirista William Broyles Jr. (Apollo 13).
3. Roteirista passou período isolado em uma ilha
Durante a pausa das filmagens, o roteirista passou alguns dias isolado em uma ilha no Mar de Cortez, no México, onde precisou aprender algumas habilidades de sobrevivência, além de entender que o maior desafio do personagem seria espiritual e emocional.
4. Reescrito algumas vezes
Ao lado do diretor e do astro do longa, William Broyles Jr. reescreveu o roteiro 125 vezes até chegar ao resultado desejado.
5. Trilha sonora praticamente ausente
No lugar de música tradicional, a trilha das cenas na ilha é feita a partir dos efeitos sonoros típicos do lugar. Nas poucas cenas foram desse cenário, Alan Silvestri (De Volta Para o Futuro) trabalhou na trilha instrumental mais clássica.
6. Item leiloado por milhares de dólares
Uma das bolas usadas nas filmagens do filme foi leiloada em 2021 por £230 mil, atualmente cerca de R$ 1,4 milhão, pela casa de leilões Prop Store. (via Omelete).
7. O começo de Lost
A lenda de Hollywood é que, com o sucesso do filme, um executivo da ABC tentou adaptar o longa para um filme para tv. A ideia virou a semente do que se tornaria a série fenômeno Lost, que também é sobre pessoas perdidas em uma ilha.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.