Ano passa e ano vem, novos filmes sobre a Primeira e Segunda Guerra Mundial são feitos. Alguns são mais realistas e outros utilizam uma abordagem mais lúdica. Com isso em mente, a Netflix lançou Narvik, filme norueguês que retrata as batalhas de Narvik no país nórdico.
O longa, dirigido por Erik Skjoldbjærg, estreou em 2023 e trata das invasões da Alemanha nazista na costa da Noruega, país que se manteve neutro durante a Segunda Guerra Mundial. Durante dois meses, a cidade litorânea de Narvik foi palco de um fogo cruzado entre a Alemanha e as forças aliadas, que contaram com o apoio de 200 soldados noruegueses.
Narvik: as batalhas aconteceram na vida real?
Antes de mais nada, é preciso deixar claro que, sim, as batalhas de Narvik aconteceram. Entre abril e junho de 1940, a cidade norueguesa sofreu uma tentativa de invasão das forças alemãs. Assim como retratado no filme, os soldados de Narvik receberam o apoio de soldados da França, Polônia e Reino Unido.
O filme faz questão de deixar explícito que os personagens são fictícios, embora estejam inseridos em uma situação real. Outro ponto de realidade explicado por Narvik tange a questão da importância do local: a cidade norueguesa era rica em minério de ferro, componente essencial para a fabricação de armas. Dessa forma, Narvik era vigiada tanto pelas forças aliadas como pela Alemanha.
Essa foi a primeira vez que quatro nações se uniram para enfrentar um inimigo comum durante a guerra. Após expulsarem as tropas alemãs, os exércitos da França e do Reino Unido foram em direção ao país da Torre Eiffel.
Desprotegida, Narvik sofreu um contra-ataque alemão e a Noruega passou a ser dominada pela Alemanha nazista até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.