Estreando no último sábado, 29, na plataforma de streaming Netflix, o filme Nada de Novo no Front chama atenção não apenas por ser uma grande produção com a direção assinada pelo alemão Edward Berger, como também resgata o roteiro original de um clássico da literatura posteriormente adaptado para o cinema.
Baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque, o filme, lançado pela Netflix, vem fazendo sucesso desde a sua estreia na plataforma de streaming. Contudo, o que algumas pessoas não sabem, é que a história por trás da obra é real, sendo regada de tragédia e polêmica.
A trama conta a saga de um soldado alemão, que para servir na Primeira Guerra Mundial, mente a sua verdadeira idade. O livro de Erich Maria Remarque foi lançado originalmente em 1929 e um ano depois foi adaptado para os cinemas, vencendo o Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Direção.
o filme é protagonizado por Felix Kammerer e conta com Daniel Brühl (Bastardos Inglórios e Rush – No Limite da Emoção) no elenco. Exibido pela primeira no Festival de Toronto, Nada de Novo no Front é o candidato da Alemanha para o Oscar deste ano.
Diferenças e semelhanças entre o original e remake
Já tinham sido lançadas duas adaptações baseadas no livro de 1929 para o cinema: uma em 1930, obra vencedora do Oscar de Melhor Filme e Melhor Direção (Lewis Milestone), e outra em 1979, em uma versão menos badalada.
O remake ocorre 92 anos após o primeiro e mais reconhecido lançamento e levantando o que deve ser revisitado nessa obra, agora podendo explorar técnicas avançadas de filmagem, além da tecnologia de ponta.
De acordo com o portal USA Today, o advento das novas tecnologias faz com que o remake mantenha a intensidade do roteiro original acrescentando realismo com cenas de combate e ainda o compara com outros filmes de guerra históricos e premiados, lançados posteriormente ao filme original.
O roteiro baseado no livro não muda, mas ganha caras novas: o protagonista Paul é interpretado pelo austríaco Felix Kammerer, que estreia nos cinemas após aclamação em seu país em peças de teatro. É nele que as câmeras focaram, por boa parte da narrativa, devido à importância no enredo, assim como na primeira ocasião onde o personagem era vivido por Lew Ayres.
Nada de Novo no Front pode ser assistido através da Netflix.