Na Netflix e baseado em história real, filme é perfeito para quem gosta de guerra
Sabemos que na plataforma da Netflix, é possível encontrar uma infinidade de opções dos mais variados gêneros. Inclusive, filmes de guerra e baseado em dramas reais, como no caso de “O Cerco de Jadotville”, uma produção de 2016 que contou com o protagonismo de Jamie Dornan.
Ambientado em 1961, acompanhamos 150 militares irlandeses comandados por Patrick Quinlan (Jamie Dornan) e precisam lidar com um enorme desafio de ficarem encurralados por um grupo de 3.000 soldados congoleses. Esse grupo é chefiado por mercenários franceses e belgas que trabalham para corporações de mineração.
Mais informações de O Cerco de Jadotville
O drama histórico contou com a direção de Richie Smyth e foi escrito por Kevin Brodbin. Para isso, o roteirista teve como base o livro de Declan Power, “The Siege at Jadotville: The Irish Army’s Forgotten Battle”, publicado em 2005. No livro, ele também explicou como uma unidade do Exército Irlandês precisou enfrentar a missão de manutenção da paz da ONU no Congo em setembro de 1961.
Detalhes da história real por trás do filme
Esse evento realmente ocorreu e uma tropa irlandesa ficou cercada na cidade de Jadotville, que atualmente é Likasi, e precisou lutar para sobreviver aos ataques que duraram cerca de seis dias. Enquanto isso, tropas de reforço irlandesas e suecas tentaram sem sucesso alcançar a cidade.
Ao final, a campainha irlandesa foi obrigada a se render, quando não tinham mais suprimentos e munição. Eles foram detidos como prisioneiros e passaram cerca de um mês sob o comando da República do Congo (Léopoldville), na África Central. Inclusive, essa foi a última vez que uma missão de manutenção da paz foi usada com tropas suecas e irlandesas em ação hostil.