Um dos membros do big four do thrash metal, o Megadeth certamente construiu uma carreira de sucesso ao longo das últimas quatro décadas desde que Dave Mustaine formou a banda após sua conturbada saída do Metallica. No entanto, o que poucos sabem é que um de seus maiores hits foi inspirado em uma série da Marvel.
Em 2017, Mustaine concedeu uma entrevista à revista Rolling Stone e falou sobre a composição de algumas de suas músicas. Entre elas está Holy Wars…The Punishment Due, canção que abre o álbum mais celebrado da banda, Rust In Peace, de 1990.
De acordo com o líder do Megadeth, a faixa teve inspiração em The Punisher, o Justiceiro da Marvel. O personagem estava em alta após ser interpretado por Dolph Lundgren em 1989, além de fazer sucesso com sua própria série de quadrinhos.
“A segunda parte da canção, The Punishment Due, é sobre Frank Castle, de The Punisher [O Justiceiro] da Marvel. Programamos para que a parte ‘o possível mensageiro de Deus’ ficasse no fim. Há muitas pessoas que agem assim”, afirmou Mustaine na entrevista.
Megadeth também se inspirou em Beatles para música
Além de informar que optou por evitar os temas de religião na canção, Dave Mustaine explicou que a concepção da música do Megadeth teve como base a estrutura de composições dos Beatles. Em entrevista à Rolling Stone, Mustaine explicou que, antes de compor Holy Wars…The Punishment Due e as demais canções do Rust In Peace, como Tornado of Souls e Hangar 18, sua criação musical se deu a partir dos lendários músicos britânicos.
“Por isso, tentamos fazer uma mudança completa e torná-la muito melódica, algo muito ao estilo dos Beatles, com aquele padrão de guitarra que ia e voltava. O refrão era definitivamente como um padrão dos Beatles. Um dos primeiros livros de música que comprei foi uma antologia dos Beatles, então, aprendi muitas progressões de acordes brilhantes com esses caras.”