Ari Aster, o diretor responsável por dois grandes sucessos do terror moderno: Hereditário (2018) e Midsommar – O Mal Não Espera a Noite (2019), se prepara para o lançamento de seu misterioso terceiro longa metragem: Disappointment Blvd. (ou Beau is Afraid), com Joaquin Phoenix.
Devido ao sucesso do diretor ter vindo justamente de seu primeiro longa-metragem, de 2018, pode ter se criado a lenda de uma sorte de principiante em seu redor. Porém, Aster já possuía gosto por cinema desde muito antes, e chegou a lançar seu primeiro curta-metragem em 2008.
Em 2013, Aster lançou um de seus curtas mais conhecidos: Munchausen. A montagem do curta é inspirada em filmes da Pixar (lembrando filmes como Up – Altas Aventuras), mas com um desenrolar de trama caótico e doentio envolvendo uma mãe e seu filho.
O filme leva o nome da síndrome de Munchausen, cujo significado é “um padrão de comportamento no qual um cuidador deliberadamente exagera, fabrica e/ou induz problemas físicos, psicológicos, comportamentais e/ou de saúde mental naqueles que estão sob seus cuidados.”
O curta pode ser assistido através do Vimeo ou diretamente no YouTube.
Amor doentio: a trama de Munchausen
Munchausen acompanha uma mãe, incapaz de enfrentar o desgosto de seu filho indo para a faculdade, atrasa sua partida deixando-o doente. Infelizmente, ela vai longe demais, é impotente para reverter o que iniciou e é forçada a enfrentar as consequências insondáveis de seu egoísmo.
Os personagens do curta não possuem nome, sendo apenas nomeados por seu papel no universo de Aster. Entre o elenco, nomes como o ator Liam Aiken, que já integrou o elenco de filmes como Desventuras em Série, ao lado de Jim Carrey. O elenco completo é constituído por:
- Bonnie Bedelia como mãe
- Liam Aiken como menino
- Rachel Brosnahan como menina
- Richard Riehle como doutor
- David Purdham como pai