Há 30 anos, “Mulheres de Areia” foi ao ar pela primeira vez na Rede Globo e foi um sucesso de audiência, trazendo a história das gêmeas rivais Ruth e Raquel, protagonizadas por Gloria Pires. Escrita por Ivani Ribeiro, a emissora está reprisando a dramaturgia às 14h, em uma Edição-Especial.
Na trama, acompanhamos a história de Ruth, uma mulher calma e doce que decide voltar para a cidade natal para ser professora em uma escola primária localizada em uma fazenda. De volta a Pontal D’Areia, cidade fictícia do litoral fluminense, Ruth também decide voltar a morar com os pais, Isaura (Laura Cardoso) e Floriano (Sebastião Vasconcelos), e sua irmã gêmea Raquel.
Idênticas fisicamente, Raquel é o oposto de Ruth na personalidade, sendo uma mulher ambiciosa e egoísta. Quando descobre que sua irmã está namorando o rico empresário Marcos Assunção (Guilherme Fontes), Raquel bola um plano para enganá-lo. Seu plano dá certo e Raquel consegue seduzi-lo e casa-se com ele, pensando somente em sua fortuna.
Porém, Raquel acaba se envolvendo em um grave acidente no mar e é dada como morta. Nesse momento, Ruth volta à vida de Marcos e assume o lugar da irmã depois de ter sido traída por ela. Contudo, o que ninguém esperava era que Raquel estava viva e retornaria buscando vingança contra a irmã.
Qual o segredo de Ruth?
A novela constrói uma narrativa em torno de Ruth como a mocinha da história, porém, ela também guarda seus segredos. Com o andamento da história, quando Ruth já está com Marcos, ela decide revelar um segredo que irá atingi-lo.
A protagonista é enganada por César (Henri Pagnoncelli), amigo de Marcos, que se envolveu com ele e não sabia que ele era casado. O pior de tudo: ela engravida dele. Porém, o bebê acabou nascendo morto no parto e, nos momentos finais da novela, ela explica essa história para Marcos:
“Ele nunca se interessou [pela criança]. Eu tive esse filho sozinha, Marcos. Ele não apareceu nem quando o bebê morreu. Meu filho foi enterrado sei lá por quem. Eu estava no hospital, internada, não tinha ninguém comigo”, diz Ruth, no capítulo 120.
Nesse momento, Marcos tem a seguinte reação: “Ah, meu amor, meu Deus do céu, que loucura”, diz o empresário enquanto abraça sua amada. “Seus pais não sabem de nada?”
E Ruth explica que os pais nunca ficaram sabendo disso, pois não morava mais com eles na época: “Na época eu não morava mais com eles, já tinha saído de casa. Conheci o César, eu engravidei e ele sumiu.”