Mudança de Hábito é baseado em história real? A verdade por trás do filme

Se você cresceu assistindo Sessão da Tarde, é provável que você já tenha visto alguma vez (ou algumas vezes) o filme “Mudança de Hábito” (1992). Estrelando Whoopi Goldberg, o longa acompanha Deloris, uma cantora atrevida que testemunha um crime e acaba entrando no Programa de Proteção a Testemunhas. Ela vai se esconder em um convento de freiras, onde recebe a tarefa de reformular o coral.

O filme não é inspirado em fatos, mas a personagem principal interpretada por Goldberg é parcialmente inspirada em uma pessoa real. Durante a sua pesquisa para escrever o filme, o roteirista Paul Rudnick visitou a freira Dolores Hart. Antes de entrar na vida religiosa, aos 24 anos, Hart era uma atriz de Hollywood, cantora e dançarina. Ela é mais lembrada por ter estrelado o filme “A Mulher que Eu Amo” (1957) ao lado de ninguém mais ninguém menos que Elvis Presley, quando ela tinha apenas 18 anos.

Em 2013, ela lançou uma autobiografia: The Ear of the Heart: An Actress’ Journey from Hollywood to Holy Vows” (“O Ouvido do Coração: A Jornada de uma Atriz de Hollywood até os Votos Sagrados”). Atualmente, Hart está com 86 anos e continua sendo membro votante da Academia do Oscar até hoje.

mudança de hábito dolores hart inspiração pessoa real
Fotos: reprodução

Onde assistir “Mudança de Hábito”?

O longa está disponível no catálogo do Disney+. Além de Goldberg, o filme dirigido por Emile Ardolino (“Dirty Dancing: Ritmo Quente”) ainda conta com Maggie Smith (“Downton Abbey”), Harvey Keitel (“Cães de Aluguel”), Bill Nunn (“Sirens”), Mary Wickes (“Natal Branco”) e Kathy Najimy (“Abracadabra”).

O filme ganhou uma continuação em 1993 – também disponível no Disney+. Confira a sinopse oficial:

“Deloris Van Cartier (Whoopi Goldberg) agora é uma cantora famosa e retorna a São Francisco para ajudar suas amigas freiras. Sua missão é dar aulas de música para adolescentes rebeldes que estudam em um colégio barra-pesada da vizinhança. Para piorar, o local corre o risco de ser fechado.”

Fonte: Mental Floss e All That’s Interesting.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.